Advertisement
Como ativar eSIM na TIM?
Imagem: Reprodução/TIM
Assim como as outras duas principais operadoras do Brasil, a TIM disponibiliza aos seus clientes a possibilidade de ativar o eSIM em celulares compatíveis. A tecnologia é baseada em um processador adicional na placa-mãe do smartphone que atua como um chip SIM físico, mas sendo ativado e gerenciado de maneira totalmente virtual. Mesmo com um processo de ativação similar, é importante notar que o eSIM da TIM é o único das três empresas de telefonia a não possuir opção de compra virtual.
Comprando o eSIM da TIM
Em seu site oficial, a TIM não apresenta informações sobre a compra do eSIM online. A empresa indica apenas que usuários interessados precisam comparecer a uma loja física, e disponibiliza um link listando as unidades onde estão disponíveis smartphones compatíveis com a funcionalidade. Ainda que não haja uma explicação, é possível que a estratégia seja uma medida para garantir uma ativação mais segura.
Outra limitação importante é que apenas pessoas físicas podem solicitar o recurso, não havendo disponibilidade para empresas no momento. Além disso, diferente de Claro e Vivo, a TIM não detalha se há ou não uma maneira de vincular um smartwatch ao plano que o cliente já possui, nem apresenta explicações quanto à portabilidade ou à transição de uma linha de cartão SIM tradicional para o eSIM.
A TIM limita a ativação do eSIM a pessoas físicas, e exije a presença do usuário em lojas para aquisição do recurso (Imagem: Reprodução/Tim)
A empresa destaca ainda os benefícios da tecnologia que poderá eventualmente substituir o chip físico, como a contratação facilitada de planos durante viagens e a impossibilidade de ser removido, o que pode agilizar as buscas de um celular furtado. A tecnologia também permite a coexistência de linhas de múltiplas operadoras, com diferentes perfis, mesmo que apenas uma delas possa estar ativa simultaneamente junto a um SIM comum.
Celulares compatívels com eSIM da TIM
Mais uma vez de maneira similar a outras prestadoras de serviços, uma lista seleta de smartphones tem suporte garantido pela marca, apresentada abaixo:
Apple
- iPhone 13 Mini, 13, 13 Pro e 13 Pro Max
- iPhone 12 Mini, 12, 12 Pro e 12 Pro Max
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
- iPhone SE 2020
- iPhone XS e XS Max
- iPhone XR
Motorola
- Razr 2019
Samsung
- Samsung Galaxy Z Fold 2 e Z Fold 3
- Samsung Galaxy Z Flip e Z Flip 3
- Samsung Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra
- Samsung Galaxy S20, S20 Plus e S20 Ultra
- Samsung Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra
A ativação do eSIM em telefones que não estejam listados, ainda que possuam o componente integrado, não é desencorajada, mas como no caso das concorrentes, é provável que a TIM não forneça garantia.
Como ativar eSIM na TIM?
Após comparecer à loja e solicitar a ativação do eSIM, a TIM fornecerá um QR code exigido para a conclusão do processo. Com o código em mãos, é necessário escaneá-lo utilizando a câmera do celular, que exibirá uma mensagem perguntando se você quer ativar o eSIM e adicionar o plano embutido no código. O processo é simples e guiado pelo próprio aparelho.
O eSIM pode ser ativado escaneando o QR code fornecido pela operadora, ou através das configurações do smartphone, na opção de adicionar um plano móvel (Imagem: Renan da Silva Dores/Captura de tela)
Caso outro tipo de código seja disponibilizado, ou ainda se o aplicativo de câmera não for capaz de reconhecer o QR code, também é possível acionar o recurso através da configurações do celular, seguindo o caminho Configurações > Conexões > Redes móveis > Gerenciador de cartão SIM > Adicionar plano móvel.
*Fonte: TIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!