Ads

JPCN.Blog
3 de jun. de 2024, junho 03, 2024 WIB
Última Atualização 2024-06-03T20:27:40Z
E-CommerceEmpresasEstratégia de MarketingLojas físicasLojas virtuaisMarketing DigitalMercadoNegóciosProdutos e serviçosRedes sociaisSeguidoresusuários

Leve o seu negócio para as redes sociais

Advertisement

Não há como negar a importância das redes sociais no dia a dia dos brasileiros. O país é o maior usuário das redes na América Latina. Quase 70% dos brasileiros está ativo nas redes sociais, buscando diariamente por um serviço ou produto on-line.


E se grande parte do seu público está presente em redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter, por que não levar o seu negócio para esse segmento?


Porém, é preciso lembrar de criar uma estratégia de marketing para se inserir nas redes sociais ou todo trabalho pode ser perdido pela ausência de um planejamento. É necessário entender as funcionalidades de cada rede social, assim como o momento do usuário e o tipo de mensagem ideal para cada canal. Assim, para a sua estratégia de marketing digital ser bem sucedida, são necessários planejamento, objetivos e métricas para acompanhar os resultados.

JPCN.Blog


Por que investir nas redes sociais?

As redes sociais já se tornaram alvo de investimento de grande parte das empresas e quem está fora dela já começa atrás nas estratégias de conquistar novos clientes.


Segundo a pesquisa Social Media Trends 2019, as duas principais vantagens apontadas pelos empresários que já investem no setor são: divulgação da marca (53%) e engajamento do público com a marca (44,2%).


A seguir, vamos listar outros motivos pelos quais você deve pensar em levar o seu negócio para o meio digital:


Exposição da sua marca: muitos usuários realizam buscas por produtos e serviços utilizando as redes sociais;

Aproximação com o seu público: esse é um ótimo canal para ouvir sugestões, esclarecer dúvidas e mal-entendidos e testar lançamentos. As redes sociais funcionam como um SAC direto com o seu cliente;

Menor custo de aquisição de cliente: as redes sociais ajudam a diminuir o seu CAC (custo de aquisição de cliente), mantendo-o próximo a sua marca, ciente das novidades.

■ Possibilidade de educar o seu cliente: ao compartilhar conteúdo de valor em suas redes sociais, você tem a oportunidade de educar e ajudar o seu cliente, conquistando a simpatia e a confiança dele;

■ Resultados podem ser acompanhados em tempo real: diferente da publicidade tradicional, as redes sociais permitem que você possa mensurar a resposta das suas publicações em tempo real, sejam elas orgânicas ou anúncios. Isso permite que você possa testar ideias, arquivar estratégias que não deram certo e pedir opinião aos seus seguidores;

■ Funciona para qualquer negócio: lojas virtuais ou físicas, venda de produtos ou serviços, foco no B2B – todas essas modalidades de negócios podem se beneficiar com as redes sociais.


Com essas dicas a sua estratégia vai ser mais bem sucedida:

1. Defina uma persona: definir os traços do seu público-alvo é muito importante para que você possa pensar nas estratégias que irá usar nas redes sociais. Informações como idade, gênero, localização e renda média são algumas das características que você precisa ter em mente.


2. Conheça as redes sociais: existem muitas opções de redes sociais no mercado e você não deve simplesmente sair por aí investindo em todas. É preciso conhecer em quais canais o seu público está e qual a linguagem adequada para se comunicar em cada uma delas.


3. Planejamento é importante: como tudo na vida, o planejamento é algo importantíssimo para a sua atuação nas redes sociais. Você precisa definir suas metas, com objetivos específicos, mensuráveis e atingíveis, e criar um calendário para colocar cada uma de suas estratégias em ação.


 4. Conteúdo relevante: pense em quais informações serão importantes para os seus clientes e de educá-los sobre os benefícios do seu serviço e/ou produtos (buscando se afastar de um tom de propaganda). Informações de telefone, endereço e horário de funcionamento também devem estar sempre atualizadas.


5. Publicações visuais: parece óbvio, mas muita gente enche as redes sociais e esquecem da máxima: “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Lembre-se de usar imagens, vídeos, gifs, memes e gráficos em suas redes sociais.


6. Crie um relacionamento: não basta apenas publicar posts. É necessário também interagir com seu público, responder e curtir comentários. Se possível, compartilhe com seu público imagens suas e de seus funcionários no trabalho e em atividades cotidianas.


7. De olho nos resultados: os resultados são importantes para definir o direcionamento das suas estratégias de redes sociais. Faça análise de dados como: cliques por postagem, alcance dos posts, melhor horário de publicação, conteúdo, comentários, compartilhamentos. Use essas informações para definir os próximos passos de suas estratégias.


👉 🔗《《Mais sobre Redes Sociais》》


Um pouco sobre as redes:

Facebook:

O Facebook ainda é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de perfis ativos e acessado por quase 100 milhões de brasileiros. A plataforma pode ser usada para compartilhar textos, vídeos ou fotos e ainda permite patrocinar campanhas, aumentando o alcance de suas ações.


Instagram:

Essa rede social possui um alto número de engajamento e tem apresentado um dos maiores crescimentos do setor – no Brasil já são 50 milhões de contas. Ela possui um forte apelo visual. Como possui uma dinâmica alta, é necessário que as postagens sejam feitas com frequência e que o material chame a atenção do público.


LinkedIn:

Ela é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho e é ideal para quem busca leads qualificados. Pode ser usada para interagir com usuários, divulgar seu negócio ou mesmo recrutar novos funcionários. É muito recorrente para quem deseja realizar um marketing B2B.


Twitter:

Ela funciona como uma espécie de microblog, com limites de até 280 caracteres para postagens, além de permitir o uso de vídeos, imagens, enquetes, links e gifs. No Brasil, são mais de 10 milhões de usuários ativos. Pode ser usada tanto para o compartilhamento de conteúdo, como para mensurar sobre o que falam sobre o seu negócio e realizar um atendimento ao cliente.


Pinterest:

Apesar de ainda ser pouco usado para marketing, o Pinterest já possui mais de 19 milhões de usuários brasileiros. Como é uma rede social muito visual, o cuidado com a criação e qualidade das imagens deve ser destacado. Ela permite salvar publicações, comentar, clicar em links para ser direcionado à fonte, buscar por materiais semelhantes e compartilhar em outras plataformas e redes sociais.


YouTube:

O YouTube é a atual principal plataforma de vídeo e ocupa apenas a segunda colocação quando o assunto é pesquisa – atrás apenas do Google. Opte pela criação de conteúdos educativos e, vez ou outra, publique vídeos sobre produtos e serviços. A sutileza pode trazer mais resultados para você do que uma propagando ostensiva. E lembre-se de adicionar as palavras-chaves certas para ranquear bem no YouTube e aumentar suas chances de ser visto quando um usuário pesquisar por aquele assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

ads