Ads

JPCN.Blog
12 de mai. de 2024, maio 12, 2024 WIB
Última Atualização 2024-05-12T10:01:56Z
Arnold SchwarzeneggerCinemaFilmesFilmes & SériesFilmes e SériesHollywoodNotíciasO Predador

“Schwarzenegger interpreta o mesmo personagem”; Predador é sequência oculta de outro filme, revela roteirista

Advertisement

Você achou que Predador era um filme totalmente original? O personagem interpretado por Arnold Schwarzenegger é inspirado em outro herói de sua carreira.


Em 1987, Arnold Schwarzenegger enfrentou um novo tipo de monstro, que se tornaria uma das criaturas de maior sucesso no bestiário fantástico: o Predador. Este caçador com um arsenal tão desenvolvido quanto seu gosto por troféus humanos (inicialmente interpretado por um muito jovem Jean-Claude Van Damme que deixou o projeto durante as filmagens) permite a Schwarzenegger entregar um duelo épico e primitivo diante da câmera do brilhante John McTiernan.

JPCN.Blog
Divulgação

Coroado com grande sucesso de crítica e público (100 milhões de dólares de receita mundial), o longa-metragem, na encruzilhada da ficção científica e do filme de guerra, estreia em 1987 uma franquia que ainda continua trinta e sete anos depois . Assim, depois de Predador 2 (1990), Predadores (2010), O Predador (2018), O Predador: A Caçada (2022) e dois crossovers com a saga Alien, uma nova obra chamada Badlands está em desenvolvimento para o Disney+.


Predador nasceu da caneta dos irmãos Jim e John Thomas. Segundo as lendas de Hollywood, a dupla foi inspirado em uma piada que circulava na época sobre um improvável confronto entre Sylvester Stallone (então grande rival de Schwarzenegger) e um extraterrestre em Rocky. Chamado de Hunter, o roteiro deles acabou na mesa do produtor Joel Silver... e o resto faz parte da história da ficção científica.


O que pouco é dito é que o conceito de Predador foi quase reciclado no roteiro de uma sequência: o do sucesso anterior de Arnold Schwarzenegger, Comando para Matar. Neste longa-metragem de ação lançado dois anos antes, o ator interpreta John Matrix, um ex-soldado das Forças Especiais forçado a deixar a aposentadoria após o sequestro de sua filha pelo ditador deposto de Val Verde. Longe de ser o melhor de sua filmografia, o filme se distingue, no entanto, pelas piadas cult e pelo número recorde de mortes de Schwarzie (81, o maior de sua carreira).

JPCN.Blog
Reprodução Allociné

Então, qual poderia ser a relação entre Comando para Matar e Predador? Foi Jeph Loeb, ilustre autor de quadrinhos e séries e roteirista de Comando para Matar que deu a resposta ao AlloCiné durante o Paris Fan Festival.


“Não foi ideia nossa, mas achei que era uma boa ideia. O estúdio havia conseguido o roteiro de Predador e inicialmente pensaram que a melhor forma de fazer isso era torná-lo um Comando 2. (...) Se você assiste Comando e depois Predator, verá que é o mesmo personagem, mesmo que seu nome mude. Ele até usa a mesma roupa de camuflagem."


"E então outra pessoa disse na época: 'Não, não vamos fazer isso'. A razão pela qual eles não fizeram foi porque na época, quando faziam continuaçãoes, a sequência geralmente fazia metade de bilheteria do que o primeiro filme. Star Wars foi a exceção. Mais tarde, começamos a fazer sequências que fizeram mais sucesso do que o primeiro filme, como O Exterminador do Futuro 2. Mas, na época, não era o caso."


“O pessoal da Fox então nos disse: 'Não deveríamos pegar o Predator e transformá-lo em Comando para Matar 2. Por que não começar outra franquia?' Foi uma ideia inteligente e foi assim que o Predador nasceu. Eles nem precisavam de Arnold Schwarzenegger para fazer mais filmes do Predador, e foi o que fizeram. Então eles nunca fizeram Comando 2, mas fizeram um monte de filmes do Predador! Isso não significa que não possa haver outro Comando, quem sabe, veremos"

JPCN.Blog
Reprodução

Esta escolha criteriosa dos executivos da Fox privou John Matrix de uma nova missão, mas ofereceu aos fãs de ficção científica uma criatura inesquecível.


Entretanto, esta ligação improvável e pouco conhecida entre Comando e Predador poderia explicar porque partilham o mesmo país fictício: Val Verde, um país imaginário da América Central.


*ING Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

ads