Advertisement
Uma das principais característica do mercado de desenvolvimento de software é como ele está em constante evolução, com novidades e novas formas de criar programas aparecendo. Isso, obviamente, inclui as linguagens de programação, que sempre ganham novas ferramentas ou novos concorrentes, forçando uma adaptação e constante busca de conhecimento por parte dos profissionais da área.
Em 2022 o cenário não será diferente, e para auxiliar profissionais do setor preparamos uma lista com oito linguagens de programação criadas nos últimos oito anos que já estão em demanda no mercado. Confira:
Julia
A linguagem de programação Julia conta com ferramentas de alto nível para focar no desenvolvimento de aplicações para análises de dados e ciências computacionais.
Além disso, ela conta com diversas variações que permitem que usuários escolham a versão mais apropriada para suas demandas.
Rust
Segundo uma pesquisa para desenvolvedores do site StackOverflow realizada em 2020, qualquer pessoa que aprende Rust não consegue abandonar a linguagem, que conta com sintaxe semelhante ao do C++ junto de um excelente gerenciamento de memória, fazendo menos lixo entrar nos processos dos computadores onde ela está sendo programada.
Elixir
A Elixir surgiu em 2014 e é uma linguagem de programação brasileira que tem sido adotada por cada vez mais desenvolvedores ao redor do mundo, que é uma linguagem de código aberto que é executada na Máquina Virtual Erlang (Erlang VM).
O principal objetivo da Elixir é oferecer uma programação produtiva para aplicações distribuídas seguras e de fácil manutenção, potencializando os recursos da máquina virtual sobre a qual está fundada sem custos de performance.
Kotlin
Com interoperabilidade com o Java, o Kotlin vem se tornando uma linguagem muito procurada para adição de maiores ferramentas e situações em aplicações feitas com a outra linguagem.
Além disso, graças a compatibilidade com a Biblioteca de Classes Java, a linguagem tem sintaxe parecida, ajudando quem for aprender ela e já tem conhecimentos da outra linguagem de programação, agradando bastante os desenvolvedores.
TypeScript
O TypeScript é uma linguagem derivada do JavaScript que tenta corrigir algumas das falhas em termos de recursos da linguagem mãe. Ela tem código aberto, foi criada pela Microsoft e permite a visualização mais fácil de módulos, classes e até mesmo a estrutura do programa.
Além disso, todo código JavaScript funciona no Typescript, e também com compatibilidade com o Node.js, interface de programação back end da linguagem.
Clojure
Clojure é uma linguagem de programação recente que conta com o benefício de desenvolvimentos tanto por script quanto por multiplos núcleos. E mesmo sendo já compilada, ou seja, não permitindo modificações em suas aplicações após concluídas, ela conta com uma construção suficientemente dinâmica para agradar os desenvolvedores.
F#
Com compatibilidade com JavaScript e a capacidade de realizar modificações em infraestruturas .Net, facilitando o trabalho de testes e outros estágios da criação de softwares, a F# é uma das linguagens recentes que mais tem sido procurada por desenvolvedores. Além disso, ela é desenvolvida pela Microsoft, o que indica bastante suporte a falhas técnicas.
Dart
A Dart é uma linguagem de programação administrada pelo Google focada no desenvolvimento de interface de usuários (UI). Graças a sua sintaxe parecida com C, existência de compiladores oficiais que convertem aplicações para outros tipos de códigos, como JavaScript, e suporte a classes abstratas, ela é uma poderosa ferramenta para construção rápida de programas.
*Canaltech
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!