Um grupo de estudantes da Universidade de Harvard, nos EUA, criou um par de óculos inteligentes que permitem escanear nome, endereço e telefone de pessoas na rua. Chamado I-XRAY, o acessório usa inteligência artificial (IA) para encontrar os dados pessoais dos indivíduos.
Os óculos foram desenvolvidos somente para demonstrar o potencial da inteligência artificial e conscientizar as pessoas sobre a existência de produtos como o I-XRAY atualmente, segundo os universitários.
A ideia dos alunos não é lançar os óculos ao público, por poderem ser utilizados indevidamente para acessar informações sem a permissão dos donos.
Ao site Interesting Engineering, os responsáveis pelo projeto explicaram já ser possível construir gadgets capazes de invadir a privacidade das pessoas. A tecnologia mistura mecanismos de busca de rostos, modelos de linguagem grandes e bancos de dados para obter as informações.
Como o I-XRAY funciona
Imagem: Gorodenkoff/istock
O I-XRAY incorpora quatro tecnologias diferentes na estrutura dos óculos e no software disponível:
- óculos com câmeras inteligentes: para captar os rostos de pessoas em público os alunos usaram a versão mais recente do Ray-Ban Meta — óculos inteligentes da Meta com câmera, processador Snapdragon;
- modelos de reconhecimento facial: após capturadas, as imagens passam por processamento usando modelos de busca de rostos semelhantes ao PimEyes e FaceCheck.id;
- modelos de linguagem grandes: ao identificar uma pessoa, os óculos utilizam modelos de IA treinados para extrair informações detalhadas, como nome, profissão, endereço e telefone;
- bancos de dados públicos: os dados dos indivíduos são puxados de ferramentas online que fornecem informações pessoais — como o FastPeopleSearch — e números de telefone — como o Cloaked.com.
Como diferencial, o I-XRAY possibilita fazer o rastreio e a busca de forma automática, graças ao treinamento dos modelos de linguagem. O sistema aproveita a capacidade da IA de compreender, processar e organizar informações extensas de diferentes origens.
Nos EUA, os cidadãos podem solicitar a remoção dos dados do FastPeopleSearch e do Cloaked.com. Porém, quem não souber fazer isso poderá ter a privacidade invadida por indivíduos mal-intencionados.
Em comunicado oficial ao site Canaltech, a Meta esclareceu que seus óculos inteligentes não possuem o recurso de identificar pessoas nativamente e que, quando estão gravando ou tirando fotos, um LED indicador pisca para alertar pessoas ao redor.
Fonte: Interesting Engineering /*Canaltech