Você viu? Estas formigas produzem mel no próprio abdômen

 Do México para o mundo.

Em Oaxaca no México, existe uma formiga melífera conhecida assim porque sua barriga está cheia de um delicioso mel que você pode extrair e depois soltar a formiguinha.


As formigas são animais pertencentes à família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre os insetos. São seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, com divisões específicas de tarefas e extrema organização. As formigas estão incluídas em uma única família, com 12.585 espécies descritas até o final de 2010. Entre elas está a formiga-pote-de-mel (Myrmecocystus sp.), geralmente encontrada em regiões desérticas da África, América do Norte e Austrália.

Wikimedia Commons 

Nas aldeias de Oaxaca é conhecida como Chindudis e é uma variedade de formigas que produz mel só que em vez depositá-lo em um favo, gera um saco junto ao seu estômago que se enche para fora enquanto se enche com o doce sabor que se extrai durante a noite. néctares florais. Pertencem a zonas desérticas e podem ser encontradas em algumas comunidades, especialmente na área da Mixteca, quando não chove.


Eles são conhecidos por diferentes nomes: 

Chindudis, Tiocondudi, Botijas, Tioko Ntudi (variante do mixteco que significa formiga de mel), Vinitos, Binguinas, entre outros, já que o nome varia de aldeias. Basta cavar um pouco durante o dia onde você vê uma formiga e encontrará este doce, embora o seu sabor seja doce tem uma ampla gama de sabores florais.

Estas formigas são conhecidas por usarem o próprio abdômen como reserva de alimento (como descrita acima) para todo o formigueiro, permanecendo na maioria das vezes imóveis no teto do formigueiro.


Em períodos de escassez, algumas formigas saem a procura de alimento no deserto e, quando encontram, armazenam o conteúdo. Depois de todo o alimento ser absorvido pelas companheiras, as formigas “reservatório” voltam ao seu tamanho normal e estão prontas para mais uma etapa de colheita.



*TopBiologia/Wikimedia Commons/

Postar um comentário

Obrigado por comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Comente com o Facebook!

{ads}

{ads}