Russo sendo preso por doar criptomoedas para a Ucrânia. Fonte: FSB/Reprodução.
O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) prendeu um homem sob acusação de traição nesta quarta-feira (18) após ele ter doado criptomoedas para financiar o exército da Ucrânia. Os dois países estão em guerra desde fevereiro de 2022.
Um vídeo publicado pelo jornal russo Izvestia mostra o momento em que as autoridades saem de um veículo para abordar o suspeito que, após algemado, foi conduzido para uma sede do FSB.
Conforme detalhes sobre as investigações não foram divulgados, não é possível saber como as autoridades chegaram ao suspeito, nem mesmo o seu nome ou idade.
Rússia prende homem por traição após envio de criptomoedas para a Ucrânia
Tendo um poder armamentista muito menor do que a Rússia, a Ucrânia optou por diversas táticas para combater seu inimigo. Como exemplo, o país passou a aceitar doações em criptomoedas de seus simpatizantes e em poucos dias já havia recebido R$ 250 milhões em Bitcoin para comprar drones e outros equipamentos militares.
Em entrevista publicada em 2023, Alex Bornyakov, vice-ministro de Transformação Digital da Ucrânia, comentou que até mesmo russos estavam por trás dessas doações.
Nesta quarta-feira (18), a Rússia prendeu uma dessas pessoas, afirmando que o homem violou o artigo 275 do Código Penal da Rússia, que aborda o tema de traição.
“A atividade ilegal de um residente de Komsomolsk-on-Amur, envolvido em traição ao Estado ao fornecer ajuda financeira às Forças Armadas da Ucrânia em atividades direcionadas contra a segurança da Federação Russa, foi interrompida”, disse o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) em nota divulgada pelo Izvestia.
O vídeo abaixo mostra o momento em que o cidadão é capturado e conduzido à sede do FSB.
VÌDEO:
Nascido na Rússia, o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, também já declarou ter doado criptomoedas para a Ucrânia. No entanto, o desenvolvedor não reside no país há anos.
A Rússia e as criptomoedas
Assim como a Ucrânia, a Rússia também está usando as criptomoedas para minimizar os impactos da guerra em sua economia. Isso porque a Rússia foi sancionada por diversos países e está tendo problemas no comércio internacional.
Por conta disso, o Banco Central da Rússia recomendou que empresas usem criptomoedas para driblar tais sanções. Mais tarde, o governo também legalizou as criptomoedas, mas notou que o uso de stablecoins no comércio local está proibido, afinal isso poderia derrubar o valor de sua moeda, o rublo.
Embora essa adoção pelos dois países esteja longe de ter as melhores motivações, as criptomoedas estão mostrando como podem ser úteis em diversas situações.
*Livecoins
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar!