Rejeição contra Pablo Marçal aumenta em 17 pontos em 6 semanas e alcança 47%, aponta Datafolha

Pesquisa mostrou que Marçal também é o candidato menos conhecido, com 18% dos eleitores afirmando não saber quem ele é

JPCN.Blog
Pesquisa indica que rejeição pode crescer à medida que candidato se torne mais conhecido | Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

O influenciador Pablo Marçal (PRTB) é o candidato à Prefeitura de São Paulo com maior rejeição, com 47% dos eleitores afirmando que jamais votariam nele, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 19. O índice, que era de 44% na semana anterior, subiu após o incidente no debate da TV Cultura, no último domingo, 15, quando Marçal foi atingido por uma cadeira arremessada por José Luiz Datena (PSDB).


Datena, que viu sua rejeição subir de 32% para 35%, também foi criticado pela agressão, embora tenha recebido elogios de parte dos eleitores ao fazer campanha na zona sul da cidade.


No ranking de rejeição, Marçal é seguido por Guilherme Boulos (PSOL), com 38%, e Ricardo Nunes (MDB), com 21%. Desde o início de agosto, a rejeição de Marçal aumentou 17 pontos, passando de 30% para 47%, ultrapassando a de Boulos, que anteriormente era o candidato mais rejeitado.


A pesquisa mostrou que Marçal também é o candidato menos conhecido, com 18% dos eleitores afirmando não saber quem ele é, o que pode ampliar ainda mais sua rejeição nas próximas semanas. Já 30% dizem conhecê-lo bem.


Boulos é conhecido por 40% dos eleitores, enquanto apenas 13% afirmam não conhecê-lo. Já Nunes tem 42% de eleitores que o conhecem bem e apenas 8% que não o conhecem. Datena, por ser uma figura conhecida da TV, é o mais reconhecido: 51% dos eleitores afirmam conhecê-lo bem, e apenas 2% dizem não saber quem ele é.


Além disso, o levantamento mostrou que 57% dos eleitores de Marçal acertam o número de urna do candidato do PRTB, enquanto 40% desconhecem o número. Para Boulos, 56% acertam seu número de urna, e 31% não sabem. Já entre os eleitores de Ricardo Nunes, 52% não sabem o número de urna do candidato do MDB.


A pesquisa Datafolha entrevistou 1.204 pessoas entre terça-feira, 17, e quinta-feira, 19, com margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e está registrada na Justiça Eleitoral sob o código SP-03842/2024.


*Terra

Próxima Anterior