O X, antigo Twitter, voltou? Veja relatos dos usuários brasileiros

Usuários do aplicativo voltam publicar durante a manhã deste sábado (31); Ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 24h para operadoras cortarem acesso ao X e 5 dias para Apple e Google tirarem o aplicativo

JPCN.Blog
Reprodução/Twitter | Usuários do antigo Twitter reagiram à decisão de suspensão da plataforma

X
Tudo sobre X

A rede social X começou a ser suspensa no início da madrugada deste sábado (31), mas durante a manhã a #NÃOCAIU está em primeiro lugar dos assuntos mais comentados da rede. É que durante a madrugada, clientes de operadoras, como Vivo, Claro e Oi, relataram a queda do antigo Twitter, porém, o aplicativo voltou segundo alguns usuários.


A suspensão do X foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na última sexta-feira (30) e vale até a rede cumprir ordens judiciais, pagar multas e indicar um representante no país.


Embora a suspensão tenha começado, o X continua sendo acessado por parte dos usuários até a última atualização desta reportagem. Conforme o site Downdetector, que monitora e informa interrupções de serviços online, houve um pico de usuários reportando falha para acessar o X às 0h08.


Na manhã deste sábado (31) às 5h, as notificações foram diminuindo e o Twitter voltou a funcionar.


Em um primeiro momento, Moraes também deu um prazo, de 5 dias, para que empresas como Apple e Google deixem de oferecer o aplicativo do X em suas lojas online. O texto também citava que essas empresas não deveriam permitir apps de VPNs. Mas o ministro suspendeu esta medida horas depois.


Confira alguns relatos sobre a rede:

JPCN.Blog
Reprodução: Redes Sociais | X, antigo Twitter, voltou? Veja relatos dos usuários brasileiros

JPCN.Blog
Reprodução: Redes Sociais | X, antigo Twitter, voltou? Veja relatos dos usuários brasileiros

JPCN.BlogReprodução: Redes Sociais | X, antigo Twitter, voltou? Veja relatos dos usuários brasileiros

JPCN.BlogReprodução: Redes Sociais | X, antigo Twitter, voltou? Veja relatos dos usuários brasileiros

JPCN.BlogReprodução: Redes Sociais | X, antigo Twitter, voltou? Veja relatos dos usuários brasileiros


A suspensão

Mas afinal, como acontece a suspensão e porque para alguns usuários a rede ainda funciona? A suspensão do serviço não acontece instantaneamente. As operadoras têm que impedir o acesso dos clientes a todos os servidores da rede social, incluindo tanto o que é acessado pelo navegador quanto o que é armazenado no celular.


Para alguns usuários que já estão sem acesso, o site ou aplicativo chegam a mostrar o template do X, mas não carrega as postagens e perfis. O aplicativo foi comprado pelo bilionário Elon Musk em 2022, o X, que até pouco tempo era chamado de Twitter, não divulga o seu número de usuários.

JPCN.Blog
X.com era o nome do banco digital fundado por Elon Musk em 1999, que mais tarde se tornou o serviço de pagamentos online PayPal. | Reprodução


Às 3h46, Musk usou o X para dizer que vai começar a publicar neste domingo (1º) o que ele chama de “longa lista de crimes” do ministro do STF. “Obviamente, ele não precisa obedecer às leis dos EUA, mas precisa obedecer às leis do seu próprio país. Ele é um ditador e uma fraude, não um juiz”, atacou.


*Itatiaia

Próxima Anterior