Orkut era filiado ao Google, o que torna possível recuperar as antigas imagens pela plataforma Fotos. | Rafapress / stock.adobe.com
O Orkut completa 10 anos do encerramento de suas atividades nesta segunda-feira (30). A rede social fundada pelo turco Orkut Büyükkökten foi um sucesso nos anos 2000 e reunia diversos recursos que hoje já não são comuns em plataformas como Instagram e Facebook, como os depoimentos e a opção de saber quem visitou seu perfil.
A plataforma encerrada em 30 de setembro de 2014 marcou uma parte da vida de diversas pessoas. Por isso, estamos aqui para relembrar os 10 recursos que deixaram e ainda deixam saudades nos dias atuais. Confira:
1. Comunidades
As comunidades dentro do Orkut eram um ponto de encontro para diversos grupos de pessoas que compartilhavam gosto por um mesmo assunto, sentimento, bandas, famosos e afins.
Espaços como “Eu odeio acordar cedo” ou “Queria sorvete, mas era feijão” eram populares e continham diversas discussões. Além disso, as comunidades podiam ser privadas, nas quais só os participantes conseguiam ver as publicações, ou públicas, em que todos conseguiriam ver, mas só os membros poderiam dar sua opinião.
Comunidades do Orkut eram um dos destaques da rede social (Imagem: Web Archive/Reprodução)
2. Buddy Poke, Colheita Feliz e Café Mania
Os jogos disponibilizados pelo Orkut dominaram a adolescência e infância de diversas pessoas, que tiveram lá suas primeiras experiências de interação online. Jogos como Buddy Poke, faziam com que o usuário criasse seu avatar, parecido ou não consigo mesmo, e possibilitava a interação com os outros membros da rede social, na qual os perfis podiam dançar e se abraçar.
Já a sensação “Colheita Feliz”, era um jogo de administração de uma fazenda, que permitia a reserva de moedas, visita às fazendas de amigos, plantação de diversos tipos de legumes e vegetais, além da criação de animais e coleta de ovos e leite, por exemplo. A graça do jogo era poder comparar a sua fazenda com a de outro usuário.
O Café Mania, foi um dos jogos que sobreviveram ao final do Orkut e foi lançado posteriormente no Facebook. A ideia desse jogo era a simulação de um restaurante em tempo real, em que clientes chegavam, faziam seus pedidos e os pratos eram preparados na hora pelo usuário. A sensação de urgência e a possibilidade de personalizar e expandir o negócio eram os principais pontos do jogo.
BuddyPoke e Colheita Feliz eram os principais jogos do Orkut (Imagem: Web Archive/Reprodução)
3. Depoimentos
Os depoimentos eram um dos pontos mais altos da rede social. Neles, o usuário escrevia sobre uma pessoa, com relatos afetuosos de amizades, namoros ou para familiares. O depoimento era enviado ao destinatário e, se aceito, era exposto publicamente em seu perfil.
Os depoimentos eram um recurso de status no Orkut: quem recebesse a maior quantidade, era o mais popular entre os amigos. Além disso, também era uma saída na época em que a rede social ainda não possuía um chat privado, os depoimentos poderiam ficar de forma oculta e virar uma conversa.
4. Temas em perfis
Indo na contramão das redes sociais atuais que, em sua maioria, possuem apenas modo claro ou noturno, o Orkut possibilitava uma gama de cores para o usuário aplicar. O uso de extensões para alterar o tema era uma tendência, assim os perfis poderiam ter temáticas como “rock” ou “futebol”.
5. Visualização de quem visitou seu perfil
Saber quem visitou o seu perfil era comum no Orkut, mas hoje, é uma das ferramentas mais desejadas nas redes. Na antiga plataforma, era possível ativar essa função e saber exatamente as pessoas que visitaram o seu perfil, assim como, se você visitou o perfil de alguém, ela também teria acesso.
6. Fotos
No Orkut, as fotos publicadas eram as que o usuário selecionou e realmente queria que os outros acessassem. Isso porque a rede social possuía um limite de apenas 12 fotos por álbum em seu início. Os cliques eram separados em álbuns especiais como o “Eu”, em que eram publicadas apenas fotos do dono do perfil.
7. Sorte do dia
Com o recurso de “Sorte do dia”, o usuário era recepcionado com alguma mensagem positiva, motivacional, ou até mesmo um enigma.
Perfis do Orkut mostravam quem visitou por último, tinham notas e contavam com depoimentos (Imagem: Web Archive/Reprodução)
8. Estética dos textos do Orkut
Uma das características da rede social era o formato dos textos publicados pelos usuários. O uso demasiado dos emojis disponíveis, a aplicação de brilhos e detalhes em formato de GIF no texto, assim como uma linguagem que misturava letras e números eram elementos textuais comuns na rede social.
9. Notas para os amigos
De forma anônima, era possível avaliar as pessoas. As categorias disponíveis eram: confiável, legal e sexy, mas também era possível escolher virar “fã” de um perfil. Essa funcionalidade causava polêmica, assim como incentivava a competição de status entre amigos.
10. Lista de crush
O Orkut possibilitava a paquera entre os usuários através de um recurso no qual o usuário adicionava uma pessoa à uma lista de interesses amorosos. Se a pessoa adicionada também incluísse o perfil à sua lista, o Orkut enviava uma notificação que informava sobre o interesse mútuo.
Reprodução/Orkut
*Tecnoblog