Reeves é há muito tempo uma lenda viva da ação graças às franquias Matrix e John Wick - mas seu longa de maior bilheteria é aquele ao qual nem mesmo os fãs o associariam imediatamente.
Keanu Reeves é sem dúvida uma das maiores estrelas de ação do nosso tempo: afinal, o homem de 59 anos carrega nos ombros duas franquias icônicas de grande sucesso. Mas quando se trata de seu filme de maior bilheteria até o momento, nem Matrix nem John Wick estão no topo. Apenas um longa em que o canadense esteve envolvido até agora conseguiu quebrar a marca mágica do bilhão arrecadado, enquanto os universos Matrix e John Wick alcançaram apenas 741,8 milhões (Matrix Reloaded) e 440,1 milhões de dólares (John Wick 4: Baba Yaga).
Sucessos clássicos como Velocidade Máxima e Constantine também perderam o top cinco, enquanto as comédias Bill & Ted e sua magistral estreia de ação, Caçadores De Emoção nem sequer conseguiram chegar nos dez filmes mais lucrativos de Keanu Reeves.
Em seu filme de maior sucesso comercial, você pode nem ter notado o ator – pelo menos se o assistiu na versão dublada em português. Pois é um longa de animação que está no topo da lista dos maiores sucessos de bilheteria de Keanu Reeves: a quarta e até agora última parte da saga Toy Story, lançada em 2019 sob o título Toy Story 4.
Embora dubladores regulares como Tom Hanks (Woody) e Tim Allen (Buzz Lightyear) estivessem a bordo novamente, Toy Story 4 também apresentava uma série de novos personagens que não tinham vozes proeminentes no original. Entre eles está Duke Caboom, um dublê canadense de motociclismo que exibe todos os tipos de poses em todas as oportunidades – uma ideia que remonta ao dublador Keanu Reeves, como revelou o produtor Mark Nielsen em entrevista ao The Hollywood Reporter: “Ele entrou para a mesa, estava fazendo poses no meio e nós pensamos, 'Sim, esse é Duke Caboom!'”
O próprio Reeves revelou em uma entrevista à Entertainment Weekly que pensou muito menos em seu papel falante do que em seus personagens físicos na tela: “Pensei muito sobre o personagem e como ele falaria. Então deixei Duke um pouco mais robusto e tentei dar-lhe energia e uma grande personalidade. Achei que Duke deveria amar o que faz. Ele é o melhor dublê do Canadá. Eu queria que ele fizesse poses constantemente na moto enquanto falava e tivesse essa paixão grande e extrovertida.”
Na verdade, Duke Caboom já tinha feito uma pequena aparição num filme da Pixar, nomeadamente Os Incríveis 2 – embora com uma voz diferente. Mas foi Keanu Reeves quem lhe deu o perfil, e sem o seu envolvimento Caboom provavelmente seria um personagem diferente e talvez menos memorável. Para os fãs do astro de Hollywood, com certeza vale a pena ver Toy Story 4 na versão original em inglês, disponível no Disney+.
*Adoro Cinema