Marçal após pesquisa Datafolha: “A piada virou pesadelo”

Candidato se manifestou por meio das redes sociais

JPCN.Blog
Pablo Marçal em seu talk show Foto: Reprodução/YouTube Pablo Marçal

O candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), usou as redes sociais para se manifestar sobre o resultado da pesquisa Datafolha. Nesta quinta-feira (22), o o levantamento mostrou empate entre ele, Guilherme Boulos (Psol) e o atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB).


– A piada virou pesadelo – destacou Marçal.



ENTENDA

A pesquisa Datafolha apontou que Boulos tem 23%, o empresário tem 21% e o prefeito aparece com 19%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.


O apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB) figura com 10%. A deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece com 8%. Já a economista Marina Helena (Novo) registrou 4% de menções.


Marçal cresceu sete pontos percentuais desde a última pesquisa do instituto, divulgada em 8 de agosto. Mas o resultado ainda não contempla o rompimento que o empresário teve com o líder conservador, nesta quinta. A briga com Jair Bolsonaro (PL) deve custar caro ao candidato.


Esta é a primeira pesquisa do instituto divulgada após o início oficial das campanhas e da realização dos primeiros debates entre os principais candidatos a prefeito de São Paulo.


O Datafolha ouviu 1.204 eleitores paulistanos entre os dias 21 e 22 de agosto. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-08344/2024.


Na última Datafolha, em SP, divulgada há duas semanas, Nunes e Boulos apareceram tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa – de três pontos porcentuais, para mais ou para menos, com 23% e 22%, respectivamente. O levantamento havia sido divulgado antes do debate na TV Band, o primeiro da corrida eleitoral.


EVENTUAL SEGUNDO TURNO

A pesquisa montou cenários para simular um eventual segundo turno na cidade. Se a disputa fosse hoje, entre Nunes e Boulos, o prefeito teria nove pontos percentuais de vantagem em relação ao candidato do PSOL, com 47% de intenção de voto no prefeito e 38% no deputado federal. A simulação não inclui Pablo Marçal, porque ele ainda não estava empatado na liderança, diz o instituto.


Caso fique fora do segundo turno, os votos que iriam para Marçal migrariam, preferencialmente, a Nunes (66%), enquanto 9% iriam para Boulos. Outros 24% anulariam seus votos nesse cenário. Nesse cenário, 24% dos eleitores de Datena votam no prefeito, e 36% no psolista. Entre os eleitores de Tabata, 50% dos votos são direcionados para Boulos, e 34% para Nunes.


ATLAS MOSTRA BOULOS À FRENTE

Divulgada nesta quarta-feira (21), a pesquisa AtlasIntel para a prefeitura paulistana mostrou Boulos à frente da disputa, com 28,5%, ante 21,8% do atual prefeito – diferença de 6,7 pontos percentuais. Eles são seguidos por Marçal, com 16,3%, por Tabata, com 12% e por Datena, com 9,5%. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, Tabata e Datena estão empatados tecnicamente. Na sequência, aparece Marina Helena, com 4,3% de menções.


*Com informações AE/*Pleno.news 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morte da atriz Cristiana Oliveira é divulgada de forma equivocada e anúncio gera repercussão entre os fãs

Tabela Eliminatórias 2026

Situação de ator da Globo piora com a descoberta de depósito bancário e o surgimento de novo crime na Paraíba