Como ativar eSIM na Vivo?
Imagem: Vetor: Divulgação/Vivo. Montagem: Canaltech
Disponível no Brasil através das três principais operadoras do país, o eSIM é um chip virtual integrado em smartphones que visa substituir o cartão SIM tradicional. A tecnologia possui prós e contras, com destaque para a segurança, já que não seria possível retirar o SIM em caso de furtos, permitindo seu rastreamento contínuo. Apesar da ativação ser similar entre as três prestadoras de serviços, cada uma possui peculiaridades no ato de compra.
Comprando o eSIM da Vivo
Comparada às outras, a Vivo se posiciona em um meio termo ao exigir que o cliente interessado em adquirir um eSIM entre em contato com uma das lojas da operadora, mas permitir que a comunicação seja feita virtualmente, através do WhatsApp. O usuário deve acessar a página de localização de lojas e inserir o endereço, tendo um retorno das unidades mais próximas, e entrar em contato ou comparecer ao local escolhido.
A empresa não deixa claro as etapas necessárias para o processo de portabilidade — as informações devem ser disponibilizadas durante o atendimento, de acordo com o caso. Em página dedicada, são listadas as categorias de planos aceitos para uso da funcionalidade, incluindo Pré, Pós, Controle e Easy. Neste último, é preciso fazer a ativação do chip físico antes da ativação do eSIM. Também é citado que clientes Vivo têm acesso ao componente virtual gratuitamente.
A Vivo exige que a contratação do eSIM, ainda que gratuita, seja feita em uma loja física ou através do atendimento via WhatsApp (Imagem: Reprodução/Vivo)
Outro ponto importante é que o eSIM para smartwatches possui um obstáculo: ele é fornecido através do Vivo Sync, e poderá ser usado apenas nos planos Pós. Fora isso, vale lembrar que é preciso possuir um dispositivo compatível. Segundo a companhia, "o Vivo eSIM pode ser ativado em qualquer smartphone compatível", havendo um link para a loja virtual de eletrônicos da marca.
Não é citado se aparelhos que possuam eSIM e não estejam na loja são suportados pela operadora, portanto é válido checar durante o atendimento se é possível usar o eSIM no iPhone ou Android que você possui. Abaixo segue a lista de celulares e smartwatches vendidos no Brasil que contam com a tecnologia:
Apple
- iPhone 13 Mini, 13, 13 Pro e 13 Pro Max
- iPhone 12 Mini, 12, 12 Pro e 12 Pro Max
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
- iPhone SE 2020 e 2022
- iPhone XS e XS Max
- iPhone XR
- iPad Pro (3ª geração e posteriores)
- iPad Air (3ª geração e posteriores)
- iPad (7ª geração e posteriostes)
- iPad Mini (5ª geração e posteriores)
- Apple Watch Series 3 e posteriores (versões com rede celular)
- Apple Watch SE (versões com rede celular)
Motorola
- Razr 2019
- Razr 5G
Samsung
- Samsung Galaxy Fold
- Samsung Galaxy Z Fold 2, Z Fold 3 e Z Fold 4
- Samsung Galaxy Z Flip, Z Flip 3 e Z Flip 4
- Samsung Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra
- Samsung Galaxy S20, S20 Plus e S20 Ultra
- Samsung Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra
- Samsung Galaxy Watch 3, Watch 4 e Watch 5
- Samsung Galaxy Active 1 e Active 2
Como ativar eSIM na Vivo?
Assim como Claro e Tim, a Vivo fornecerá um QR code no ato da contratação do eSIM, que deve então ser escaneado utilizando a câmera do celular. Uma janela aparecerá perguntando se você quer ativar o recurso e o plano vinculado ao código — é necessário confirmar e seguir os passos apresentados pelo smartphone em seguida.
Você pode vincular o plano de eSIM ao seu celular escaneando o QR code fornecido com a câmera, ou através das configurações de rede móvel do dispositivo (Imagem: Renan da Silva Dores/Captura de tela)
Também é possível realizar a vinculação através das configurações de sistema do dispositivo, acessando o caminho Configurações > Conexões > Redes móveis > Gerenciador de cartão SIM > Adicionar plano móvel.
Fonte: Vivo
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar!