Como ativar eSIM na Claro?
Imagem: Reprodução/Claro
Chip complementar integrado à placa-mãe dos celulares que atua como um cartão SIM para fornecer sinal de rede móvel, o eSIM (chip virtual) visa substituir o chip físico tradicional e tem ganhado espaço com a implantação da conectividade 5G pelo mundo. No Brasil, a tecnologiaé oferecida pelas três principais operadoras do país e, ainda que o processo de ativação seja similar em todas, há algumas características específicas para cada uma.
Comprando o eSIM da Claro
A Claro é a única das operadoras brasileiras a possibilitar que o usuário adquira o eSIM via atendimento online — e por isso não é necessário ir até uma loja física. Ao acessar a página dedicada, o consumidor deve selecionar o tipo de plano que pretende contratar (Controle ou Pré-Pago), selecionar o modelo de celular, escolher a oferta e clicar em "contratar". Uma página para inserção de documentos e outros dados será aberta — também é nessa etapa em que é possível solicitar a portabilidade, para planos Controle.
A compra de um eSIM vinculado a uma linha nova, ou mesmo para portabilidade em plano Controle, pode ser realizada através do site da Claro (Imagem: Reprodução/Claro)
No caso de transição de chip SIM para eSIM, portabilidade de plano Pré-Pago ou contratação de plano Pós-Pago, o consumidor deve entrar em contato com a operadora para que informações específicas para cada situação sejam dadas. Com a contratação realizada, a Claro fornecerá um QR code que deve ser escaneado com o celular para ativação do plano e, consequentemente, do eSIM.
É importante lembrar que, para utilizar o eSIM no iPhone ou em um celular Android, o aparelho precisa ser compatível com a tecnologia e estar na lista de aparelhos suportados pela operadora. No caso da Claro, os seguintes aparelhos são aceitos:
Apple
- iPhone 13 Mini, 13, 13 Pro e 13 Pro Max
- iPhone 12 Mini, 12, 12 Pro e 12 Pro Max
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
- iPhone SE 2020 e 2022
- iPhone XS e XS Max
- iPhone XR
- iPad Pro (3ª geração e posteriores)
- iPad Air (3ª geração e posteriores)
- iPad (7ª geração e posteriostes)
- iPad Mini (5ª geração e posteriores)
- Apple Watch Series 3 e posteriores (versões com rede celular)
- Apple Watch SE (versões com rede celular)
Motorola
- Razr 2019
Samsung
- Samsung Galaxy Fold
- Samsung Galaxy Z Fold 2 e Z Fold 3
- Samsung Galaxy Z Flip e Z Flip 3
- Samsung Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra
- Samsung Galaxy S20, S20 Plus e S20 Ultra
- Samsung Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra
- Samsung Galaxy Watch 3 e Watch 4
- Samsung Galaxy Active 1 e Active 2
Como ativar eSIM na Claro?
Com o QR code em mãos, basta utilizar o próprio app de câmera do celular para escaneá-lo. Uma janela pop-up aparecerá perguntando se você quer ativar o eSIM e vincular o plano embutido no código, seguindo os passos solicitados pelo aparelho.
A ativação do eSIM ocorre após a leitura do QR code fornecido pela Claro, seja diretamente pelo app de câmera ou através das configurações de rede do celular (Imagem: Renan da Silva Dores/Captura de tela)
Outra opção é adicioná-lo através das Configurações do smartphone, acessando o caminho Configurações > Conexões > Redes móveis > Gerenciador de cartão SIM > Adicionar plano móvel.
Fonte: Claro