Pular para o conteúdo principal

7 benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde e como usá-la

Esta planta, rica em nutrientes, pode melhorar o funcionamento do corpo e ajudar na prevenção de doenças


Ora-pro-nóbis, ou Pereskia aculeata, à primeira vista, parece uma simples trepadeira com espinhos, mas esconde um tesouro nutricional em suas folhas. Originária das regiões tropicais das Américas, a planta tem sido utilizada há séculos tanto na culinária quanto na medicina popular. Seu nome peculiar, "ora-pro-nóbis", que em latim significa "rogai por nós", remete às propriedades "quase milagrosas".

JPCN.Blog
Originária das regiões tropicais das Américas, a ora-pro-nóbis tem sido utilizada há séculos

Foto: Mirian Goulart Nogueira | Shutterstock / Portal EdiCase

Fácil de cultivar, adaptando-se bem a diferentes condições de solo e clima, oferece uma fonte rica de nutrientes essenciais. Encontrada comumente em hortas domésticas e cercas vivas, enriquece diversos pratos tradicionais. No entanto, o verdadeiro valor da ora-pro-nóbis vai além de sua facilidade de cultivo e sabor agradável, sendo um excelente exemplo de planta alimentícia não convencional (PANC) capaz de transformar a nutrição de quem a ingere.


Por isso, confira, a seguir, 7 benefícios para a saúde e como usá-la!


1. Aumento da imunidade

Ora-pro-nóbis é uma planta amplamente reconhecida por seu impacto positivo no sistema imunológico e cujas folhas são excepcionalmente ricas em vitamina C. Esse antioxidante aumenta a produção de glóbulos brancos, essenciais na resposta imune. "A vitamina C atua diretamente nas nossas células de defesa e ajuda a combater os microrganismos causadores de doenças, fortalecendo nossos anticorpos", afirma a farmacêutica Luciana Rocha.


Também, a planta contém compostos como flavonoides e carotenoides, que possuem atividades antioxidantes adicionais. Esses compostos neutralizam os radicais livres, reduzindo o estresse oxidativo e protegendo as células imunológicas de danos. A combinação desses antioxidantes não só melhora a função imune, mas também contribui para uma recuperação mais rápida durante infecções.


2. Benefícios digestivos

As folhas de ora-pro-nóbis são uma fonte excepcional de fibras, divididas em solúveis e insolúveis. Estas últimas aumentam o volume das fezes e aceleram o trânsito intestinal, ajudando a prevenir a constipação e promovendo movimentos intestinais regulares. Por outro lado, as fibras solúveis formam um gel viscoso no intestino, que retarda a digestão e a absorção de nutrientes, ajudando a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduzindo o colesterol LDL.


Ainda, as fibras servem como probióticos, alimentando as bactérias benéficas do microbioma intestinal, como Bifidobacterium e Lactobacillus. Conforme a nutricionista Liz Galvão, os probióticos "estimulam os mecanismos imunológicos; aumentam a acidez do intestino ao produzirem compostos orgânicos, diminuindo a multiplicação de agentes patogênicos; e favorecem a produção de produtos metabólicos, como os ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs)".


3. Regulação do colesterol

Outro benefício se trata da regulação do colesterol, graças ao conteúdo de fibras solúveis e fitoesteróis da planta. As fibras solúveis formam uma substância semelhante a um gel no intestino, que pode ligar-se aos ácidos biliares e colesterol, facilitando sua excreção do corpo. Isso resulta em uma redução da absorção de colesterol e, portanto, em níveis mais baixos de LDL no sangue. Ainda, os fitoesteróis presentes em ora-pro-nóbis competem com o colesterol para a absorção no intestino, diminuindo ainda mais os níveis de LDL.


A ora-pro-nóbis, ao promover tal equilíbrio lipídico, ajuda a prevenir a aterosclerose, uma condição em que as artérias ficam obstruídas por placas de gordura, levando a doenças cardíacas e derrames. Segundo o Ministério da Saúde, 30% das mortes que acontecem no Brasil anualmente são decorrentes de doenças ligadas a altos índices de colesterol, o que representa mais de 400 mil óbitos.


4. Saúde dos ossos

Ora-pro-nóbis contribui significativamente com a saúde óssea devido ao seu conteúdo de minerais como cálcio, magnésio e fósforo. O cálcio é fundamental para formação e manutenção dos ossos e dentes, e sua deficiência está diretamente relacionada ao desenvolvimento de osteoporose, uma condição caracterizada por ossos fracos e frágeis.


O magnésio, por outro lado, é necessário para a ativação da vitamina D, que auxilia na absorção de cálcio pelo intestino. Outrossim, o fósforo, outro mineral presente na planta, desempenha um papel na formação da matriz óssea, complementando a função do cálcio.

JPCN.Blog
Compostos bioativos da ora-pro-nóbis que melhoram a sensibilidade à insulina podem ajudar a controlar a glicemia

Foto: Proxima Studio | Shutterstock / Portal EdiCase

5. Controle da glicemia

Indivíduos com diabetes ou aqueles propensos a desenvolver a condição podem se beneficiar do uso da ora-pro-nóbis. Afinal, as fibras solúveis presentes nas folhas retardam a digestão e a absorção de carboidratos, resultando em uma liberação mais gradual de glicose na corrente sanguínea. Isso evita picos súbitos de açúcar no sangue após as refeições, prejudiciais para pessoas com diabetes tipo 2.


"O açúcar refinado é um carboidrato simples, que é rapidamente absorvido e faz com que a glicemia suba rapidamente. Cada pico de glicemia no sangue do paciente lesa, aos poucos, seus órgãos", esclarece a endocrinologista Claudia Liboni.


Também, a planta contém compostos bioativos que melhoram a sensibilidade à insulina, hormônio responsável pela regulação dos níveis de glicose no sangue; isso significa que o corpo pode utilizar a glicose de maneira mais eficiente, reduzindo a necessidade de insulina exógena.


6. Propriedades anti-inflamatórias

Os compostos bioativos da ora-pro-nóbis, incluindo flavonoides e ácidos fenólicos, têm demonstrado propriedades anti-inflamatórias significativas. A inflamação crônica está associada a uma série de doenças, incluindo artrite e condições cardíacas.


Além disso, os ácidos fenólicos presentes na planta podem modular a atividade de enzimas inflamatórias, reduzindo a inflamação e o dano tecidual. A utilização dela na dieta pode, assim, ajudar a aliviar sintomas de condições inflamatórias crônicas e melhorar a qualidade de vida.


7. Saúde da pele e dos cabelos

Ora-pro-nóbis é uma excelente fonte de nutrientes essenciais para a saúde da pele e dos cabelos, incluindo vitaminas A, C e E, além de biotina e zinco. A vitamina A é crucial para a renovação celular da pele, mas sua deficiência pode levar à pele seca e escamosa.


A vitamina C, por outro lado, é necessária para a síntese de colágeno, uma proteína que confere elasticidade e firmeza à pele. "Ela é uma substância antioxidante, ou seja, um ativo que inibe a oxidação das células, diminuindo a ação de radicais livres locais, e pode oferecer resultados excelentes para todos os tipos de pele", explica a dermatologista Tereza Eliza Panizzi.


Além disso, a vitamina E atua como um poderoso antioxidante, protegendo a pele dos danos causados pelos radicais livres e pelos raios UV, retardando o envelhecimento cutâneo. Por sua vez, a biotina e o zinco são essenciais para a saúde dos cabelos, prevenindo a queda e promovendo o crescimento capilar.


Como utilizar a ora-pro-nóbis

Incorporar a ora-pro-nóbis na dieta é simples. As folhas podem ser consumidas cruas em saladas, oferecendo um sabor suave que se mistura bem com outros vegetais. Cozinhá-las em sopas, refogados ou guisados é outra forma de consumo, preservando seus nutrientes. Adicionar a sucos verdes ou smoothies pode ser uma maneira refrescante de obter seus benefícios.


Além disso, pode ser usada em preparações culinárias mais elaboradas, como pães, bolos e massas, afinal suas propriedades nutricionais enriquecem os pratos. A planta também pode ser desidratada e transformada em pó, facilitando seu uso como tempero ou suplemento alimentar. Contudo, antes de realizar mudanças na dieta, é preciso consultar um nutricionista.


*Terra/*Degusta

Comentários

Newsletter!

Mais Lidas

Nova moeda Drex chegou para substituir o PIX em 2025? Entenda

O Banco Central (BC) está desenvolvendo um projeto para a criação de uma versão digital da moeda brasileira (real): o DREX. Os testes já foram iniciados em 2024 e causou uma dúvida nos brasileiros: a moeda representará o fim do PIX?  Nova moeda Drex chegou para substituir o PIX em 2025? Entenda | Imagem: Reprodução Porém, segundo a Exame , o coordenador do projeto, Fabio Araujo , afirmou que o Drex será uma nova infraestrutura do sistema financeiro brasileiro e irá além do Pix . Mas apesar disso, o DREX não vem para substituir o Pix. Ao contrário do Pix, que é focado em transferências instantâneas entre as contas bancárias, o Drex tem o objetivo de oferecer novos tipos de transações .  Entenda a nova versão digital do real: DREX A versão digital do real e a nova plataforma financeira chegaram no fim de 2024  com a conclusão da primeira fase dos testes com o piloto; O ano de 2025 promete ser um ano de novos avanços, mas também desafios que ainda precisam ser resolvidos; O...

Por que os celulares atuais não contam mais com reprodutor de música?

Você lembra de baixar arquivos para poder reproduzi-los no celular depois? Saiba por que os modelos atuais não possuem reprodutor de música Ouvir música é um hábito que muitas pessoas têm no dia a dia, seja para distração em momentos de deslocamento, como no transporte público ou trânsito, ou até mesmo para relaxar, se concentrar e se divertir ao longo da rotina. Antigamente, quando a tecnologia era menos avançada, precisávamos utilizar um aparelho próprio para isso, como os MP3, que fizeram muito sucesso no início dos anos 2000. Para quem não podia ter esse eletrônico, os celulares também contavam com aplicativos nativos de reprodução de música, que eram capazes de tocar os sons que estavam no próprio dispositivo. Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, fazer o download das músicas preferidas e passar para a biblioteca do player do celular para ouvi-las quando quiser foi caindo em desuso, para dar lugar aos serviços de streaming de música como o Spotify e o Deezer. Por conta d...

Cantoras Famosas se trabalhassem nos mercadinhos OXXO

Cantoras Famosas se trabalhassem nos mercadinhos OXXO. 1. Taylor Swift 2. Billie Eilish 3. Rihanna 4. Lana Del Rey 5. Ariana Grande 6. Miley Cyrus 7. Demi Lovato 8. Lady Gaga 9. Dua Lipa 10. Nicki Minaj 11. Ice Spice 12. Iggy Azalea 13. Olivia Rodrigo 14. Britney Spears 15. Selena Gomez 16. Katy Perry 17. Mariah Carey 18. Camila Cabello 19. Beyoncé 20. Cardi B 21. Madonna 22. Doja Cat 23. Sabrina Carpenter 24. Sia

Kansas acusa Pfizer de enganar o público sobre vacina contra Covid-19

 Kansas acusa Pfizer de enganar o público sobre vacina contra Covid-19 Foto de stock de Doses de vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 | Foto: Matt Hunt/Getty Images O Estado norte-americano do Kansas abriu um processo judicial nesta segunda-feira contra a Pfizer acusando a empresa de enganar o público sobre sua vacina contra Covid-19 ao esconder os riscos e fazer alegações falsas sobre sua eficácia.  Em uma ação aberta no Tribunal Distrital do Condado de Thomas, o Estado disse que as supostas declarações falsas da farmacêutica sediada em Nova York violaram a Lei de Proteção ao Consumidor do Kansas. O Estado está buscando indenizações financeiras não especificadas.  "A Pfizer fez várias declarações enganosas para ludibriar o público sobre sua vacina em um momento no qual os norte-americanos precisavam da verdade", afirmou o procurador-geral do Kansas, o republicano Kris Kobach, em um comunicado.  O processo alega que, começando pouco depois do lançamento da vacina nos prim...

Covid: Estudo associa vacinas a pequeno aumento de doenças

Pesquisa citou Pfizer, Moderna e AstraZeneca Covid: Estudo associa vacinas a pequeno aumento de doenças cardíacas e cerebrais (Imagem ilustrativa) Foto: EFE/EPA/ETIENNE LAURENT Um estudo associou vacinas a um pequeno aumento de doenças cardíacas e cerebrais. Detalhes do texto foram publicados, nesta segunda-feira (19), no site da Forbes, de quem são as informações abaixo. De acordo com a pesquisa , “ as vacinas contra a Covid de empresas como Pfizer , Moderna e AstraZeneca foram associadas a ocorrências raras de doenças cardíacas, cerebrais e sanguíneas ”. – Pesquisadores da Global Vaccine Data Network – um braço de pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) – analisaram as taxas esperadas versus as observadas de 13 condições médicas que foram consideradas “eventos adversos de interesse especial” em uma população de estudo de 99 milhões de pessoas vacinadas em oito países, tornando é o maior estudo de vacina Covid até o momento – reportou . Os casos raros de miocardite foram ide...

Após governo recuar em regras do Pix, BC corre atrás do prejuízo

Banco Central postou vídeo em que tenta esclarecer dúvidas sobre a medida de monitoramento do Pix -- que o governo já recuou  ANIMADO - Galípolo, recém-chegado ao BC: ele defende cortes mais agressivos da Selic (Diogo Zacarias/MF//)  O Banco Central (BC) está correndo atrás do prejuízo. Após vídeo de Nikolas Ferreira alcançar mais de 200 milhões  de visualizações nas redes sociais chamando a atenção do público — e o governo recuar em nova regra sobre movimentações financeiras via Pix acima de 5 000 reais — o BC postou nas redes sociais um vídeo classificando as postagens sobre a taxação do pix como ‘golpito’, ‘lorota’ e ‘teoria da conspiração’.  “Hora de ouvir umas verdades que o vacilão da fake não quer te contar, bebê”, diz o vídeo. Um pouco tarde a contraofensiva.  É possível assistir o vídeo aqui *Veja

Filé Mignon ao Alho e Óleo

 📍 FILÉ MIGNON AO ALHO E ÓLEO ✔️ INGREDIENTES ✅️ Bifinhos de filé mignon (cerca de 100g cada) ↘️ —> Quantidade que preferir de carne. ✅️ Dente de Alho cortado em lâminas (1 por bife) ✅️ Ervas aromáticas (opcional) ✅️ 2 colheres (sopa) de manteiga ✅️ Pimenta-do-reino moída na hora ✅️ Sal a gosto ✅️ Azeite ✔️ PREPARO ↘️ Em uma frigideira, em fogo médio, aqueça a manteiga com um fio de azeite.  ↘️ Coloque os bifinhos, deixando um espaço entre eles, tempere com pimenta do reino moída na hora e sal a gosto.  ↘️ Espalhe por cima dos filés alguns raminhos de tomilho e de alecrim (ou outra erva aromática de sua preferência).  ↘️ Doure a carne de ambos os lados, sem ficar mexendo. * O tempo de cocção depende do tamanho dos bifes e da preferência pelo ponto da carne. 😉 ↘️ Numa frigideira, em fogo médio, aqueça um pouco de azeite, coloque as lâminas de alho e deixe dourar, tempere com uma pitada de sal ↘️ Coloque os filés numa travessa ou prato, e por cima coloque o ...

Mais de 11 mil advogados reagem à perseguição contra Nikolas

Grupo Prerrogativas, formado por advogados lulistas, articula para cassar o mandato do parlamentar Deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados Após ser alvo do Grupo Prerrogativas, formado por advogados e juristas lulistas, nesta quinta-feira (16), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) recebeu o apoio de cerca de 11 mil advogados. O Movimento Advogados do Brasil, o Movimento Advocacia Independente e a Associação Advogados de Direita Brasil publicaram uma carta rebatendo o Prerrogativas, que articula para tentar cassar o mandato do jovem parlamentar. O grupo jurídico simpático ao presidente Lula e ao Partido dos Trabalhadores (PT) deverá entrar com ações no Ministério Público Federal (MPF) e na Comissão de Ética da Câmara. O Prerrogativas age motivado pelo vídeo de Nikolas sobre novas medidas que seriam adotadas pela Receita Federal a fim de monitorar transações financeiras via Pix. A publicação viralizou e obteve mais de 300 milhões de visualizações, ...

Facebook, Instagram e Threads: notas da comunidade da Meta não podem ser listadas em anúncios

A Meta já iniciou os testes com as Notas da Comunidade no Threads nos Estados Unidos e a empresa promete aplicar a novidade ainda neste começo de ano. No entanto, diferente do que acontece na rede social X (ex-Twitter), os usuários do Facebook, Instagram e Threads não poderão sugerir notas para anúncios ou conteúdos promovidos pela própria Meta.

Temu se prepara para ‘desembarcar’ no Brasil e XP vê risco para varejistas locais

Temu se prepara para ‘desembarcar’ no Brasil e XP vê risco para varejistas locais Temu se prepara para ‘desembarcar’ no Brasil; Tributações em compras internacionais podem prejudicar a empresa?(Imagem: REUTERS/Florence Lo/Ilustração) A Temu , nova rival da Amazon (AMZN) nos Estados Unidos , se registrou na Remessa Conforme e já possui o aplicativo e site disponíveis em português. Com isso, a chegada da empresa chinesa no Brasil está cada vez mais próxima. Segundo Danniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Sumer, analistas da XP Investimentos , apesar do cronograma incerto, a plataforma deve replicar seu modelo de expansão, usado nos EUA. O modelo da Temu é apoiado por investimentos pesados em marketing, crescimento acelerado da base de usuários e captação de vendedores locais. De acordo com eles, as companhias de e-commerce e as varejistas de média renda são as mais expostas ao risco Temu. Eles acreditam ainda que a retração das plataformas chinesas nos EUA pode impulsionar ainda mais...