O FCC – espécie de Anvisa dos EUA – lançou um aplicativo que permite aos usuários testar a velocidade da internet; veja como funciona
(Imagem: G.Tbov/Shutterstock)
A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, na sigla em inglês) – espécie de Anatel de lá – lançou, nesta semana, um aplicativo para usuários testarem a velocidade da sua internet.
Os dados do aplicativo serão usados para melhorar a precisão das informações no “Mapa Nacional de Banda Larga” do FCC, acrescentou o órgão em comunicado publicado na terça-feira (23).
Aplicativo do FCC para testar velocidade de internet pode ajudar contestações
Os usuários podem enviar seus resultados de teste para o FCC para contestar a cobertura móvel alegada pela operadora. Os dados também podem ir para um banco para ajudar no trabalho de verificação e auditoria do órgão e para respaldar decisões políticas.
“Os consumidores merecem saber onde tem cobertura [de internet] e a que velocidades, e o FCC quer incluir suas experiências em nosso esforço para criar um mapa mais preciso da cobertura disponível”, afirmou a presidente do órgão regulador, Jessica Rosenworcel.
Usuários podem enviar resultados dos testes de velocidade de internet feitos no aplicativo para o FCC (Imagem: Reprodução/FCC)
Entre as funcionalidades está um teste repetido que permite aos usuários realizar testes adicionais sem ter que inserir e certificar informações a cada vez. O aplicativo, disponível para aparelhos da Apple e Android, substitui uma configuração anterior de monitoramento de velocidade disponibilizada pelo FCC.
Anatel lança busca de ofertas de operadoras
O FCC não é o único órgão regulador a lançar recursos úteis. Por aqui, a Anatel lançou uma ferramenta, no começo de junho, na qual você consegue comparar planos oferecidos pelas operadoras por município.
Ao escolher tipo de serviço e município, a busca de ofertas da Anatel te entrega comparativo (Imagem: Reprodução/Anatel)A busca de ofertas, disponível no site da Anatel, categoriza os planos em cinco tipos de serviço: telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura, telefonia fixa e combos.
Ao clicar em um deles, o usuário precisa digitar o nome de um município. Depois, basta navegar pelas opções apresentadas pela busca de ofertas da Anatel.
*Olhar Digital
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar!