Desde o iOS 17.2 a Apple implementou no Brasil a possibilidade do usuário converter o chip físico da operadora (cartão SIM) em um eSIM, direto nos Ajustes do iOS.
Porém, na época apenas a Claro ofereceu essa facilidade. Clientes da Vivo tinham que passar pelo aplicativo para realizar o procedimento ou então ir em uma loja da operadora e ficar exposto a todo o tipo de tática mequetrefe de venda que geralmente eles te empurram nesses momentos.
Mas isso mudou recentemente, com a Vivo também disponibilizando o recurso nativo do sistema.
Agora, clientes da operadora podem fazer todo o procedimento direto nos Ajustes, sem nenhuma burocracia.
Para ter acesso ao recurso, o cliente precisa ter pelo menos o iOS 17.5.1 instalado. Essa versão atualiza os ajustes da operadora, habilitando o serviço no aparelho.
Qual a vantagem de trocar para eSIM?
Muitos ainda se perguntam qual a vantagem de se usar um eSIM. Bem, podemos listar algumas aqui:
- Mais de um número no aparelho: Se você começar a usar eSIM no seu iPhone, poderá ter mais de um número no aparelho, pois ou você usa o slot físico vago para colocar outro chip ou então você pode ativar outro eSIM com outro número.
- Segurança: O eSIM é integrado ao hardware do dispositivo, o que pode oferecer uma camada extra de segurança em comparação com o SIM físico, que pode ser removido e inserido em outro dispositivo. Além disso, se seu iPhone for roubado, o ladrão terá trabalho para desabilitar o sinal do seu número, dando tempo de você localizar o aparelho.
- Durabilidade: Como o eSIM é um chip integrado, não há risco de desgaste ou danos físicos que podem ocorrer com cartões SIM tradicionais.
Com o tempo e a popularização do eSIM no país, a tendência é que seja muito mais fácil tanto a instalação quanto a transferência de eSIMs para outros aparelhos.
No futuro, novos iPhones no Brasil podem chegar sem entrada para o cartão físico (como já acontece em aparelhos dos EUA), então quanto antes você mudar para a nova tecnologia, melhor será no momento de trocar de iPhone.
*Blog do iPhone