Irlanda Deixa Gigantes Da Europa Para Traz E Se Torna O Segundo País Mais Rico Do Planeta

A Irlanda, país situado no norte da Europa, tem consolidado sua posição como uma das nações mais desenvolvidas do mundo. Em um contexto econômico global desafiador, a Irlanda alcançou a segunda posição no ranking dos países mais ricos do mundo, com um PIB per capita de impressionantes US$ 106 mil, ficando atrás apenas de Luxemburgo. Esse indicador, que mede a média de riqueza por habitante, é amplamente utilizado para avaliar o padrão de vida e o nível de desenvolvimento econômico de um país.

JPCN.Blog
Foto: Pexels /Lucas Kloeppel

Com mais de 4,9 milhões de habitantes, dos quais 1,2 milhão vivem na capital, Dublin, a Irlanda tem mostrado uma resiliência notável desde a crise financeira de 2008. 


Após um colapso econômico, o país se reergueu e hoje se tornou um polo atrativo para imigrantes de diversas partes do mundo, incluindo brasileiros, latino-americanos e europeus.


Programas econômicos

O sucesso econômico irlandês é resultado de uma série de programas implementados ao longo da última década. 


O governo adotou políticas para controlar a inflação, reduzir impostos, diminuir a proporção do investimento público no PIB, melhorar a qualificação da mão de obra e incentivar o investimento estrangeiro. Essas medidas contribuíram significativamente para o crescimento e a estabilidade econômica do país.


Além do impressionante PIB per capita, a Irlanda também se destaca no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alcançando a segunda posição global em 2020 com um índice de 0,955.


O IDH, criado pela Organização das Nações Unidas na década de 1990, avalia a qualidade de vida da população com base em indicadores de saúde, educação e renda. 


Países mais ricos do mundo

A lista dos 10 países mais ricos do mundo pelo PIB per capita é dominada por nações europeias, com Luxemburgo, Suíça, Noruega, Islândia e Dinamarca figurando ao lado da Irlanda. 


Outros países notáveis incluem Singapura, Estados Unidos, Catar e Austrália, demonstrando uma diversidade geográfica entre as nações economicamente prósperas.


*Coluna Financeira 

Comente com o Facebook!