A proposta do NotebookLM é permitir que o usuário interaja e organize as próprias anotações usando inteligência artificial
Imagem: Aerial Film Studio/Shutterstock
Um dos anúncios feitos na última terça-feira (11) no evento Google for Brasil foi o do bloco de notas inteligente da empresa, o NotebookLM. Trata-se de uma ferramenta que ajuda o usuário com ideias nas anotações feitas no software.
Nas palavras do próprio Google, o NotebookLM tem a capacidade de “fazer novas conexões a partir das informações e chegar ao seu primeiro rascunho mais rapidamente”.
Para conseguir desempenhar essas tarefas, o NotebookLM utiliza o Gemini Pro 1.5 – modelo de linguagem do Google baseado em IA. A ferramenta pode ser útil no meio profissional, escolar e acadêmico.
“Você pode enviar fontes — suas notas de pesquisa, transcrições de entrevistas, documentos corporativos — e instantaneamente o NotebookLM se torna um especialista no material que mais importa para você”, afirma o Google em post no seu blog oficial.
Bloco de notas inteligente do Google promete ser útil em muitas situações – Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock
O NotebookLM suporta Google Slides e URLs da web como fontes, além do Google Docs, PDFs e arquivos de texto. O serviço funciona com o upload de arquivos e é preciso ter uma conta do Google.
A IA do software vai analisar os textos dos arquivos do upload e também poderá verificar elementos presentes nesses arquivos, como imagens e gráficos.
Usando o NotebookLM
- Acesse o software clicando aqui e fazendo login com uma conta do Google.
- Clique em Novo Notebook e faça o upload do arquivo desejado.
- O NotebookLM mostrará as ações possíveis, podendo gerar um resumo do arquivo, uma linha do tempo, separar o conteúdo por tópicos e diversas outras opções.
O NotebookLM te dá algumas opções do que fazer com o texto após o upload em sua plataforma. .Imagem: Reprodução
Imagem: Divulgação/Google
*Olhar Digital