Para empresa, tecnologia é ferramenta poderosa para desbloquear comunicação com outras espécies
Pets (Imagem ilustrativa) Foto: Freepik
Você já desejou ser capaz de conversar com seus pets? Se a IA (inteligência artificial) que está sendo desenvolvida pela organização Earth Species Project se mostrar bem-sucedida, bater um papo com seu cachorro – e outros animais – pode se tornar possível.
A empresa argumenta que os grandes modelos de linguagem atuais já conseguem compreender a língua humana, e por isso, decodificar a linguagem dos animais pode estar ao nosso alcance.
– O aprendizado de máquina pode construir poderosas representações semânticas de linguagem para desbloquear a comunicação com outras espécies – diz a Earth Species Project.
Atualmente, a empresa está desenvolvendo bancos de dados unificados, acústicos e multimodais, ou seja, criando algoritmos que representam palavras e medem a distância entre os termos.
Os pesquisadores também estão se dedicando a mapear os repertórios vocais de corvos junto da Universidade de St. Andrews, na Escócia, e treinando modelos de linguagem para criar “sinais” que facilitem a comunicação entre diferentes espécies.
Segundo os cientistas, o objetivo é que o recurso seja acessível a pesquisadores de todas as áreas das ciências biológicas. A expectativa é que traduzir a comunicação dos animais gere um aumento da conscientização ambiental e da proteção das espécies.
*Pleno.news