Saques de estrangeiros da B3 já somam R$ 35 bilhões em 2024; especialista desenha plano de proteção e multiplicação patrimonial utilizando o dólar
Fachada da bolsa de valores (B3) em São Paulo. - Imagem: Shutterstock
O real brasileiro ocupa o posto de moeda mais desvalorizada do mundo hoje, o Ibovespa tem a pior performance dentre todas as bolsas globais e os estrangeiros já sacaram 35 bilhões de reais do nosso país em 2024 – por enquanto.
Nesse novo cenário, influencers se desesperam e espalham pânico nas plataformas de mídia, enfatizando o possível surgimento de uma nova crise. Será?
Fonte: YouTube (31/05/2024)
Brasil é a nova Argentina? Milei consegue estabilizar peso argentino enquanto o real brasileiro se deteriora
O primeiro gatilho macroeconômico que pode afetar investimentos brasileiros é a inflação esmagadora dos últimos meses.
Fonte: Diário do Poder (16/04/2024)
Fonte: MoneyTimes (26/04/2024)
Entre todos os países do G20, que reúne as maiores economias do mundo, o Brasil foi “coroado” com a moeda mais desvalorizada no último mês – perdendo até para a Argentina.
Isso ocorreu porque os Estados Unidos vão manter os juros em patamares elevados nos próximos meses, porque os conflitos no Oriente Médio estão ganhando escala e porque houve uma mudança na meta fiscal brasileira para 2025.
Esse último ponto assustou os investidores porque indica que o governo pretende gastar ainda mais em 2025, impulsionando a dívida pública.
Infelizmente, temos ‘a pior bolsa do mundo’ hoje… veja lista com os desempenhos dos países em 2024
No cenário macroeconômico geral, nossa moeda vive momentos preocupantes… e especificamente no cenário dos investimentos, o Ibovespa também se destaca com o pior desempenho do mundo. Veja só:
Fonte: Investing.com (31/05/2024)
Fonte: Gazeta do Povo (24/05/2024)
O segundo gatilho macroeconômico, portanto, é uma consequência direta do primeiro… e acentua ainda mais o risco para brasileiros que ganham em real, possuem casa, carro e outros bens no país… e que podem ter o sustento familiar abalado com novidades na economia, se não tiverem uma fonte de diversificação do patrimônio.
‘Êxodo brasileiro’: estrangeiros realizam saques massivos e miram novos e melhores investimentos no exterior
Já são mais de 35 milhões de reais em investimento estrangeiro “sacados” do país, marcando uma fuga do capital internacional para o Tesouro Americano e outros ativos mais atraentes.
Fonte: InfoMoney (05/05/2024)
Isso pode iniciar um efeito cascata capaz de abalar a economia nacional, visto que a representatividade dos estrangeiros na B3 é de 53% do total, segundo matéria do Estadão.
Para o cenário ser revertido e a bolsa brasileira voltar a prosperar e captar investimento, a inflação americana precisa melhorar muito e a economia brasileira precisa passar por um crescimento robusto e consistente.
*Seu Dinheiro