Meta anuncia fim do Workplace, o 'Facebook para empresas'
A Meta vai aposentar o Workplace, uma espécie de “Facebook para empresas”, em junho de 2026. O anúncio veio de um comunicado recente, publicado na Central de Ajuda do Facebook, que traz um cronograma para o encerramento da rede social corporativa.
“Tomamos a difícil decisão de fechar o Workplace da Meta, que será desativado em 2026”, informou a empresa no documento. Durante o período, a companhia liderada por Mark Zuckerberg vai garantir meios para exportar os dados disponíveis na plataforma e desconto aos assinantes.
Workplace será encerrado
A decisão impacta o Workplace, definido pela Meta como uma “ferramenta de colaboração para empresas”. A plataforma é uma espécie de Facebook fechado, onde cada companhia pode criar a sua rede social própria e na qual os colaboradores podem interagir, receber comunicados internos, acessar informações importantes e mais em um lugar só.
No anúncio, a Meta não informou o motivo do encerramento. Apenas informou que entende que a “decisão será prejudicial para as empresas, organizações e parceiros que dependem do Workplace todos os dias”, mas assegurou a prioridade de tornar a transição “o mais tranquila possível”.
Diante disso, a empresa ofereceu um cronograma prolongado até 2026, quando a plataforma será encerrada de vez:
- Até 31 de agosto de 2025: uso normal da plataforma;
- 1º de setembro de 2025 a 31 de maio de 2026: não haverá mais permissão para publicação As informações estarão acessíveis apenas para leitura e download;
- 1º de Junho de 2026: o Workplace será encerrado de vez.
Desconto de 50%
Durante o período de encerramento, as empresas terão que manter o pagamento do serviço normalmente até 31 de agosto de 2024. A partir de 1º de setembro, haverá um desconto de 50% na assinatura que será mantido até 31 de agosto de 2025. Depois, o acesso ao Workplace permanecerá gratuito até o fim do serviço.
“Se você comprou o Workplace de um revendedor, entre em contato com ele para obter mais informações”, orienta o artigo.
Além disso, até maio de 2026, a Meta permite que os usuários finais baixem os seus dados, caso a empresa tenha liberado esta opção. Os administradores também poderão exportar as informações e até migrar para outras plataformas e, se preferir, excluir o Workplace da empresa.
*Canaltech