A Anvisa decretou retirada de 4 marcas de água dos mercados
(Reprodução/Montagem/Fontágua/ICTQ)Anvisa crava retirada de 4 marcas populares de água em estabelecimentos comerciais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um decreto sob a retirada de 4 marcas muito populares de água às pressas das prateleiras dos mercados, deixando milhões de clientes desamparados com a notícia.
Portanto, segundo informações da BMCNews, a vigilância sanitária anunciou em janeiro de 2024, que algumas marcas de água engarrafadas no Brasil foram contaminadas com bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, como Coloformes Totais, Escherichia Coli e Enterococcus, conhecidas por surgeries a presença de contaminação fecal.
A decisão foi tomada após uma série de fiscalizações e testes pelo órgão regulador. Neste caso, a lista das marcas afetadas inclui Carrefour, Qualitá, Attiva e Águas Radas. A indicação é que tendo as versões com gás quanto as sem gás sejam retiradas dos estabelecimentos comerciais.
Segundo o comunicado da Anvisa do estado de Santa Catarina, todas as águas mencionadas são retiradas das fontes Bananal e Bananal 1. Isso significa que a probabilidade da contaminação ser da mesma fonte é grande, apesar das investigações adicionais serem necessárias para provar a tal hipótese.
A detecção de contaminação em produtos tão largamente consumidos como água engarrafada tem implicações significativas para a saúde pública. As bactérias presentes na água contaminada podem causar uma variedade de problemas de saúde, incluindo gastroenterites e outras doenças digestivas.
Para quem não sabe, o consumo de água contaminada pode aumentar o risco de algumas doenças, como leptospirose, cólera, hepatite A e giardíase, por exemplo, já que os agentes infecciosos responsáveis por essas doenças conseguem se desenvolver na água e se espalhar mais facilmente.
Qual é o principal papel da Anvisa?
Segundo o portal Gov, o órgão tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
Marcas de água arrancadas dos mercados pela Anvisa (Reprodução/Montagem TV Foco)
Marcas de água foram arrancadas dos mercados pela Anvisa. Foto: Reprodução/Internet
Anvisa proibiu a venda de água de algumas empresas famosas – (Foto: Reprodução / internet)
*TV Foco