Alguns adaptadores podem ser a solução caso uma conexão normal não seja possível
Quando se trata de conectar-se à internet em todos os cantos da nossa casa, uma das opções mais comuns é fazê-lo sem fio usando o wi-fi. Porém, é normal encontrar alguns problemas como interferências, cortes de conexão, baixa cobertura e outros percalços que podem diminuir bastante a velocidade.
Nestes casos podemos tentar comprar um roteador adicional que melhore e amplifique o sinal wi-fi, mas se o problema for saturação de banda, por exemplo devido a conexões de vizinhos, provavelmente não teremos os resultados esperados.
(Imagem: Gavin Allanwood/Unsplash)
Claro que a conexão clássica com o cabo Ethernet é a melhor opção no caso de velocidade e estabilidade. Mas ela nem sempre está disponível. Seja por não ser possível chegar em todos os cômodos, seja pela ausência de entrada nos dispositivos (como alguns notebooks, por exemplo).
Nesses casos que o wi-fi é problemático e a conexão Ethernet padrão não é possível, Paco Rodríguez, do portal parceiro Xataka Home, deu três soluções alternativas:
■ Adaptador PLC
■ Adaptador cabo Coaxial
■ Adaptador USB
1. Use um adaptador PLC com Ethernet
O adaptador PLC é uma alternativa para conectar várias divisões da casa. Ele é fácil de instalar e utiliza a rede elétrica doméstica existente para transportar a ligação cabeada às diferentes áreas, sendo assim uma boa opção para ampliar o alcance da rede.
A ideia consiste basicamente em um primeiro adaptador PLC que se conecta ao roteador principal por meio de um cabo Ethernet que normalmente é fornecido no kit, e diversos nós ou adaptadores de satélite distribuídos pelas salas, estes ainda com possibilidade de oferecer conectividade wi-fi.
Adaptadores PLC podem ser uma opção para ampliar o sinal em cômodos distantes (Imagem: Devolo/Reprodução)
O adaptador principal envia o sinal de dados através dos cabos elétricos da casa para os diferentes cômodos. Uma vez lá, o adaptador PLC do satélite coleta o sinal de dados da tomada elétrica e o entrega através de um cabo Ethernet ou estabelece um novo ponto de acesso sem fio ao qual nossos dispositivos, como celulares, computadores, etc serão conectados.
Porém, mesmo em construções com elétrica nova, o PLC não costuma entregar um velocidade muito boa - geralmente apenas 20% da rede. O adaptador também sofre interferências de eletrônicos e precisa de uma tomada só para ele.
A grande vantagem é que como esse sistema usa a rede elétrica, não há necessidade de quebrar paredes, passar cabos e etc. Porém, é uma alternativa viável apenas se o wi-fi não tiver uma boa cobertura e não seja possível conectar por Ethernet padrão e nem ter roteadores adicionais.
2. Use um adaptador de cabo Coaxial com Ethernet
Uma outra alternativa menos conhecida utiliza os cabos Coaxial e Ethernet com um adaptador entre eles. A maioria das residências possui alguma instalação interna para transportar o sinal de televisão da antena para um ou vários cômodos da casa por meio de cabos Coaxiais, portanto podemos usá-la para a internet.
Adaptador Coaxial-Ethernet é uma opção para usar conexão das antenas de televisão para passar internet (Imagem: Comtrend/Reprodução)
A ideia com estes conversores Coaxial-Ethernet é aproveitar justamente esta implantação de cabos já instalados para poder estender um sinal de rede local sem ter que implantar nova fiação. Assim, é possível conseguir uma espécie de extensor Ethernet ponto a ponto que atinge diferentes quartos.
Em geral, os adaptadores possuem uma ou mais tomadas para cabo Coaxial às quais devemos conectar as terminações das tomadas que já temos em casa, e também possuem uma entrada Ethernet que deve ir para o roteador ou equipamento que desejamos para conectar (por exemplo um PC ou uma televisão), bem como uma tomada.
3. Use um adaptador USB com Ethernet
Caso o problema seja que nossos dispositivos não possuam uma porta Ethernet para conectar o cabo (como alguns notebooks), temos a opção de usar um adaptador USB para Ethernet. Isso nos permitirá alcançar maior estabilidade e velocidade ao custo lógico de perder mobilidade ao usar o dispositivo.
Adaptador USB é bom para quem não tem entrada Ethernet em um aparelho, mas precisa/quer uma conexão com cabo (Imagem: Ugreen/Reprodução)
Vários problemas podem surgir aqui dependendo do tipo de dispositivo possuído. Por exemplo, ao conectar uma TV, é preciso pesquisar para saber quais adaptadores são compatíveis com determinado modelo de televisão. Nem todos funcionam com qualquer TV.
Esta opção é a indicada se você está perto do modem, mas mesmo assim quer uma conexão mais estável por cabo e seu dispositivo não possui entrada Ethernet. Mas se o seu problema for a distância, terá que utilizar uma das outras duas alternativas citadas anteriormente - caso roteadores extras não estejam disponíveis.
*IGN