Em Destaque!

O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator

O estresse crônico pode alterar a microbiota intestinal e acelerar o câncer colorretal, enfraquecendo a resposta imunológica do corpo Veja os sintomas iniciais do câncer colorretal - iStock/libre de droit Pesquisadores apresentaram no congresso da United European Gastroenterology (UEG Week) , realizado em Viena, na Áustria, um estudo inovador sobre os impactos do estresse crônico na microbiota intestinal e sua relação com o câncer colorretal. A pesquisa revela como o estresse pode acelerar o crescimento dos tumores intestinais ao afetar a flora bacteriana, o que abre novas possibilidades terapêuticas. O impacto do estresse no câncer colorretal O estudo demonstrou que o estresse crônico pode contribuir para a progressão do câncer colorretal, principalmente ao reduzir a presença de bactérias benéficas no intestino, como o Lactobacillus. Essas bactérias são essenciais para manter o equilíbrio da microbiota e reforçar a resposta imunológica do organismo. Quando o estresse provoca a diminui...

Inimigas da dieta: 8 frutas que atrapalham a luta contra a balança

Os altos níveis calóricos em algumas delas podem comprometer os resultados das dietas. No entanto, não excluem os seus benefícios

JPCN.Blog

Se você está pensando em adotar uma dieta mais saudável ou já mantém uma, tome nota: certas frutas apresentam um teor calórico maior e, quando consumidas em excesso, podem contribuir para o aumento de peso. Contudo, é preciso ressaltar que o consumo consciente e equilibrado dessas fruta traz, sim, grandes vantagens para a saúde.


As frutas são fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e substâncias antioxidantes. Os altos níveis calóricos em algumas delas, no entanto, podem comprometer o resultado da dieta. Alguns exemplos incluem:


  • Abacate;
  • Coco;
  • Açaí;
  • Banana;
  • Uva;
  • Caqui;
  • Figo;
  • Manga.


Já as frutas em calda e secas, como a ameixa, uva passa, damasco seco possuem um maior valor calórico por serem processadas com a adição de açúcar. 


Como evitar que essas frutas atrapalhem a dieta

A boa notícia é que, sim, é possível. Isso porque as frutas calóricas não são “vilãs” para o seu organismo, pois contam com muitos benefícios nutricionais.


O segredo é o consumo moderado, levando em consideração que a prática de exercícios físicos regulares é uma ótima maneira de acelerar o metabolismo e ajudar o corpo a queimar calorias acumuladas em forma de gorduras. Ou seja, você não precisa abandonar o consumo.


O ideal, segundo especialistas, é comer preferencialmente as frutas durante o café da manhã ou no lanche da tarde. Já à noite, você deve evitar o consumo, pois o metabolismo fica mais lento, dificultando a queima de calorias. Recomenda-se diversificar as opções ao longo do dia, incluindo frutas mais e menos calóricas de acordo com as suas preferências e necessidades nutricionais.


Além disso, as frutas podem servir de ingredientes em diversas receitas, seja na forma de sucos, smoothies, saladas ou mesmo como ingrediente principal em receitas de sobremesas.


Comentários

Tradutor