O Taipei 101 só passou ileso ao terremoto ocorrido nesta semana graças a uma bola dourada de 660 toneladas pendurada no seu teto; entenda
Taipei 101, prédio Taiwan com bola gigante no topo | (Imagem: Jeffrey Liao/Shutterstock)
O Taipei 101 é um dos prédios mais altos do mundo. Ele fica na cidade homônima (tirando o “101”, claro), em Taiwan – atingido por um terremoto de magnitude 7,5 na quarta-feira (03). Em tese, era para o tremor abalar bastante o edifício, que tem 508 metros de altura. Mas o arranha-céu passou ileso, graças a uma bola dourada gigante pendurada no topo dele.
Para quem tem pressa:
O arranha-céu Taipei 101, um dos mais altos do mundo, localizado em Taiwan, passou ileso ao terremoto de magnitude 7,5 ocorrido na quarta-feira (03) graças a um amortecedor de massa instalado em sua estrutura;
Este amortecedor, uma bola gigante de aço suspensa dentro do prédio, é projetado para contrabalançar os movimentos sísmicos. Assim, reduz a oscilação e protege a estrutura contra danos durante terremotos;
A bola de aço, que pesa 660 toneladas e tem 5,4 metros de diâmetro, fica suspensa por cabos no interior do Taipei 101. Quando ocorrem terremotos, ela se move de maneira oposta às vibrações para estabilizar o prédio;
Taiwan fica numa zona sísmica ativa. Por isso, suas construções exigem estruturas robustas com tecnologias como o amortecedor de massa para mitigar os efeitos de tremores e proteger suas estruturas, bem como moradores e frequentadores.
Tecnicamente falando, essa bolona é um amortecedor de massa. Nesta reportagem, o Olhar Digital te explica como (e porque) uma bola gigante de aço amortece a massa de um prédio. Por ora, guarde na mente que é como se essa bola dourada tornasse o Taipei 101 à prova de terremotos.
Bola gigante no topo do Taipei 101
(Imagem: Jack Hong/Shutterstock)
Taiwan fica numa zona sísmica, onde terremotos e tufões são comuns – para você ter ideia, os tremores são cíclicos por lá. Por isso, o projeto do prédio traz estrutura robusta e amortecedor de massa (a bolona) capaz de resistir a terremotos de até magnitude 7 na escala Richter, conforme apurado pelo jornal O Globo.
A bolona de aço fica suspensa do 92º ao 87º andar do Taipei 101. Ela pesa 660 toneladas, tem 5,4 metros de diâmetro e fica pendurada a partir do meio do teto do prédio, por 92 cabos (cada um com 42 metros de comprimento). Já o que mantém o pêndulo preso à base da edificação são barras de tensão com bombas hidráulicas.
No vídeo abaixo, dá para ter uma ideia de como esse mecanismo funciona. As imagens foram gravadas durante um terremoto em 2022.
Assista:
Percebeu o balanço? Era a bolona compensando o abalo causado pelo terremoto. Em dias normais (leia-se: sem terremotos), ela fica parada. Já em situações de emergência, como a ocorrida na quarta, o amortecedor balança no sentido contrário ao movimento provocado pelo tremor. Isso neutraliza os balanços extremos que poderiam prejudicar a estrutura do prédio.
No entanto, é normal que uma estrutura de grande porte vibre ou oscile por conta de ventos ou atividade sísmica, segundo uma reportagem publicada pelo site Uol. Assim, a principal função da bola gigante de aço é diminuir os deslocamentos causados. Por sorte dos taiwaneses no Taipei 101 na quarta, o mecanismo funcionou muito bem. Já outros prédios não tiveram a mesma sorte.
*Olhar Digital