Você pode ser mais inteligente emocionalmente se evitar essas armadilhas
Crédito: Marina113/ iStock
A maioria das coisas escritas sobre o tema inteligência emocional foca naquilo que as pessoas que possuem essa qualidade fazem e quais são os benefícios de ser emocionalmente inteligente.
É claro que isso faz sentido, já que, se quisermos desenvolver nossa inteligência emocional, precisamos entender quais atitudes tornam alguém emocionalmente inteligente.
Entretanto, é igualmente importante saber o que não fazer e de quais situações ficar longe. Por isso, apresentamos seis coisas que as pessoas emocionalmente inteligentes preferem evitar.
1. Pessoas negativas
Indivíduos com altos níveis de inteligência emocional evitam pessoas negativas como se fossem uma praga. Sim, todos nós precisamos desabafar e liberar nossas frustrações de vez em quando.
Guardar continuamente nossas frustrações pode ter impactos negativos em nossa saúde mental e física. Entretanto, há uma diferença entre expressar suas emoções e reclamar constantemente.
As pessoas com bons níveis de inteligência emocional entendem que a negatividade drena energia. Elas estão cientes de que essa energia é limitada, e precisa ser direcionada para o que é importante para nós. Quando uma pessoa emocionalmente inteligente identifica um "vampiro de energia", ela o evita.
2. Comparação
A base da inteligência emocional é a autoconsciência. Quanto mais autoconscientes formos, mais seremos capazes de transcender as expectativas que as outras pessoas têm sobre nós.
As pessoas emocionalmente inteligentes sabem que, se estiverem felizes e satisfeitas com a situação em que se encontram na vida, não há necessidade de se comparar com os outros.
3. Fixação em fracassos do passado
As pessoas emocionalmente inteligentes entendem que o sucesso vem através de tomada de riscos e da capacidade de sair da zona de conforto. É claro que nem todos os projetos resultarão em sucesso, e contratempos acontecem.
As pessoas com forte inteligência emocional estão cientes de que o sucesso, em qualquer esfera, não é uma linha reta. Elas aceitam que os percalços são o preço que precisam pagar para atingir suas metas.
Todos nós temos alguns períodos de baixa quando algo não dá certo. Mas as pessoas com alta inteligência emocional são capazes de se reerguer diversas vezes.
4. Limites ultrapassados
As pessoas emocionalmente inteligentes têm limites e são capazes de deixá-los bem claros para os outros. Elas preservam esses limites e avisam quando estão sendo ultrapassados.
As pessoas com forte inteligência emocional são seguras de si e confiantes de que aqueles com quem mantêm relacionamentos saudáveis respeitarão seus limites. Elas não toleram gente que não respeita esses limites e as excluem de suas vidas.
Se membros da família ou colegas ultrapassarem seus limites, elas restringirão ao máximo o tempo que passam com eles.
5. Dizer sim com muita frequência
As pessoas que concordam em fazer o que não querem geralmente se sentem frustradas consigo mesmas. Quem tem bom nível de inteligência emocional evita essas situações difíceis, não se comprometendo com algo que não deseja fazer de verdade.
Parte disso vem da autoconsciência e do compromisso de viver de acordo com os próprios valores. Quando as ações e os comportamentos se alinham aos valores, tudo parece se encaixar no mundo.
6. Saudosismo
Todo mundo gosta de lembrar o passado, especialmente dos momentos agradáveis. Embora às vezes esse hábito possa ser benéfico e nos fazer sentir bem, as pessoas emocionalmente inteligentes pensam no futuro, estabelecem novas metas e procuram novas maneiras de trazer mais alegria e significado para suas vidas.
Elas continuam aprendendo ao longo de toda a vida, estão sempre desejosas de alcançar novos patamares e se mantêm curiosas sobre o que mais a vida tem a oferecer.
*SOBRE O AUTOR
Harvey Deutschendorf é especialista em inteligência emocional, escritor e palestrante. Para responder ao teste de inteligência emocion... Saiba mais
*Fast Company