PR: PSOL vai ao MPF para liberar livro com sexo explícito

Governo do Paraná decidiu recolher de escolhas obra que contém cena de relação entre jovens

JPCN.Blog

Deputado federal Guilherme Boulos foi um dos que assinou a representação Foto: EFE/Sebastião Moreira

Após o governo do Paraná determinar o recolhimento de um livro das escolas do estado por conter cenas de sexo explícito, a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados decidiu agir. Nesta quarta-feira (6), parlamentares da sigla acionaram o Ministério Público Federal (MPF) contra a decisão do Paraná.


A decisão foi tomada após viralizar nas redes sociais o vídeo de Janaina Venzon, diretora de uma escola em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, mostrando trechos do livro O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, que relatam uma relação sexual entre um casal de jovens.


O livro chegou às escolas após ser selecionado via Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), um programa do Ministério da Educação (MEC) que, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), compra e distribui livros e materiais didáticos para professores e estudantes de escolas públicas de todos os estados do país.


Na representação do PSOL, os parlamentares afirmam que o livro é “alvo de tentativa de censura por grupos bolsonaristas nos últimos dias por fazer parte da lista do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático)”.


Assinam o documento os deputados: Erika Hilton (Psol-SP); Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ); Célia Xakriabá (Psol-MG); Chico Alencar (Psol-RJ); Fernanda Melchionna (Psol-RS); Glauber Braga (Psol-RS); Guilherme Boulos (Psol-SP); Ivan Valente (Psol-SP); Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP); Luiza Erundina (Psol-SP); Sâmia Bomfim (Psol-SP); Talíria Petrone (Psol-RJ); e

Tarcísio Motta (Psol-RJ).


A íntegra da representação pode ser vista aqui.


*Pleno.news 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morte da atriz Cristiana Oliveira é divulgada de forma equivocada e anúncio gera repercussão entre os fãs

Tabela Eliminatórias 2026

Situação de ator da Globo piora com a descoberta de depósito bancário e o surgimento de novo crime na Paraíba