Em Destaque!

O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator

O estresse crônico pode alterar a microbiota intestinal e acelerar o câncer colorretal, enfraquecendo a resposta imunológica do corpo Veja os sintomas iniciais do câncer colorretal - iStock/libre de droit Pesquisadores apresentaram no congresso da United European Gastroenterology (UEG Week) , realizado em Viena, na Áustria, um estudo inovador sobre os impactos do estresse crônico na microbiota intestinal e sua relação com o câncer colorretal. A pesquisa revela como o estresse pode acelerar o crescimento dos tumores intestinais ao afetar a flora bacteriana, o que abre novas possibilidades terapêuticas. O impacto do estresse no câncer colorretal O estudo demonstrou que o estresse crônico pode contribuir para a progressão do câncer colorretal, principalmente ao reduzir a presença de bactérias benéficas no intestino, como o Lactobacillus. Essas bactérias são essenciais para manter o equilíbrio da microbiota e reforçar a resposta imunológica do organismo. Quando o estresse provoca a diminui...

Conheça 15 temperos que fazem bem para a saúde

 Conheça 15 temperos que fazem bem para a saúde


Uma comida bem temperada faz muito bem para o paladar. Superindicados por nutricionistas, os temperos naturais também trazem benefícios funcionais para o organismo (veja abaixo).


— Para deixar a comida gostosa e bem saudável, o ideal é investir nos temperos naturais. Eles são poderosos anti-inflamatórios, antioxidantes, calmantes, estimulantes, antibióticos e cicatrizantes. Os industrializados possuem alta concentração de sódio, além de corantes, aromatizantes artificiais, entre outras bombas para o nosso corpo — afirma a nutricionista Isabella Correia, da Clínica La Prath.


Dependendo da comida, é possível unir vários temperos e potencializar seus efeitos, criando assim, uma opção de refeição saudável e benéfica para todo o corpo.


— A mistura mais popular no Brasil é a de ervas finas, como salsa, cebolinha, orégano e alecrim, utilizada em diversas preparações como molhos, frangos, carnes e peixes. Juntar orégano, tomilho e manjericão numa mistura também é uma boa opção na preparação de peixes, aves, legumes e saladas — exemplifica Isabella.


Os temperos podem ser usados também para fazer sucos e chás, como a salsa, o gengibre e a hortelã, que podem contribuir para diminuir o inchaço e acabar com gases.


Apesar de fazerem bem para a saúde, é preciso tomar cuidado na ingestão dos temperos, lembrando que o excesso pode fazer mal.


— A canela não é indicada para quem tem hipertensão, por exemplo. Quem tem gastrite deve evitar o consumo de muita pimenta e alho — orienta a nutricionista nutricionista Liliane Rocha.


Quem quiser garantir que os temperos terão suas propriedades mantidas pode fazer uma pequena horta em casa. Alguns deles, como manjericão, alecrim, coentro, pimenta caiena e hortelã podem ser plantados em vasos individuais e colhidos quando estiverem firmes.


*Extra

Comentários

Tradutor