A medida tem o objetivo de estabilizar o mercado interno, diz o governo russo em comunicado
Posto de combustíveis da Neftmagistral em Moscou | REUTERS/Maxim Shemetov/File Photo
A Rússia introduziu restrições temporárias às exportações de gasolina e diesel a fim de estabilizar o mercado interno, conforme informações divulgadas na quinta-feira (20) pelo governo russo.
O funcionamento das restrições não foi especificado. O Ministério da Energia da Rússia disse que elas impediriam as exportações não autorizadas de combustíveis para motores.
Nos últimos meses, a Rússia enfrentou escassez de gasolina e diesel e os preços dos combustíveis no atacado aumentaram devido ao aumento dos preços globais do petróleo e ao enfraquecimento do rublo.
A Rússia tem uma política de longa data de limitar os preços dos combustíveis no varejo, tentando controlá-los de acordo com a inflação oficial.
“As restrições temporárias ajudarão a saturar o mercado de combustíveis, o que, por sua vez, reduzirá os preços para os consumidores”, disse o comunicado.
“Anteriormente, para estabilizar a situação no mercado de combustíveis, o governo aumentou os volumes obrigatórios de fornecimento de gasolina e diesel para a bolsa de mercadorias”, acrescentou.
“Também foi estabelecido o monitoramento diário das compras de combustível para as necessidades dos produtores agrícolas com ajuste imediato dos volumes.”
Vídeo: A parceria entre Brasil e Rússia no setor de energia
*CNN Brasil