Em Destaque!

O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator

O estresse crônico pode alterar a microbiota intestinal e acelerar o câncer colorretal, enfraquecendo a resposta imunológica do corpo Veja os sintomas iniciais do câncer colorretal - iStock/libre de droit Pesquisadores apresentaram no congresso da United European Gastroenterology (UEG Week) , realizado em Viena, na Áustria, um estudo inovador sobre os impactos do estresse crônico na microbiota intestinal e sua relação com o câncer colorretal. A pesquisa revela como o estresse pode acelerar o crescimento dos tumores intestinais ao afetar a flora bacteriana, o que abre novas possibilidades terapêuticas. O impacto do estresse no câncer colorretal O estudo demonstrou que o estresse crônico pode contribuir para a progressão do câncer colorretal, principalmente ao reduzir a presença de bactérias benéficas no intestino, como o Lactobacillus. Essas bactérias são essenciais para manter o equilíbrio da microbiota e reforçar a resposta imunológica do organismo. Quando o estresse provoca a diminui...

Lucro do BNDES despenca 45% sob a gestão de Mercadante

Sob o comando do petista, os desembolsos feitos pela autarquia aumentaram em 22%

JPCN.Blog
Mercadante, Lula e Alckmin Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sob a gestão do petista Aloizio Mercadante, teve lucro 45% menor em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro recorrente da autarquia foi de R$ 3,7 bilhões no primeiro semestre de 2023. Aloizio Mercadante assumiu o BNDES em fevereiro.


Os chamados desembolsos – que são as saídas de recursos para financiar projetos em diferentes área econômicas – atingiram a marca de R$ 40,6 bilhões só neste primeiro semestre. Este montante representa um crescimento de aproximadamente 22% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.


As informações foram extraídas de um balanço divulgado pelo próprio banco nesta quarta-feira (16).


O BNDES explica que a queda no lucro recorrente “desconsidera fatores que não tendem a se repetir” e que tal redução teria relação imediata com “devoluções antecipadas de recursos para o Tesouro Nacional ao longo de 2022”.


*Pleno.news 

Comentários

Tradutor