Diretor de ‘Titanic’ criou submersível e desceu bem abaixo dos destroços do navio

Paixão de James Cameron pelo mar e naufrágios gerou um dos filmes mais vistos e lucrativos da história de Hollywood

JPCN.Blog
O submersível no fundo do oceano e o cineasta de 'Titanic' na escotilha: "Fui a outro planeta e voltei" | Foto: Reprodução/National Geographic


O cineasta canadense James Cameron visitou 33 vezes os destroços do transatlântico Titanic. A maior parte das explorações aconteceu para captar imagens usadas em ‘Titanic’, filme de 1997 relançado no início de 2023. O clássico arrecadou 2,2 bilhões de dólares de bilheteria.


Ele cultiva a mesma paixão pelo lendário navio que levou cinco homens a morrerem na implosão do submersível Titan, perto dos destroços do naufrágio de 1912, a cerca de 3.800 metros de profundidade.


Desbravador, Cameron se arriscou ainda mais: foi o primeiro homem a descer sozinho 11 quilômetros até o fundo do oceano. A façanha extremamente perigosa aconteceu em 2012, quando mergulhou na Fossa das Marianas, no Pacífico, considerado um dos pontos mais profundos das águas na Terra.


O cineasta utilizou um submersível projetado por ele mesmo, chamado Deepsea Challenger – Desafiador do Mar Profundo, em tradução livre. O projeto financiado pelo canal National Geographic demandou oito anos de planejamento e gerou um elogiado documentário.


“Meu sentimento foi de completo isolamento da humanidade. Me senti como se em um dia eu tivesse ido para outro planeta e voltado”, relatou James Cameron, que também criou a franquia ‘Avatar’.

James Cameron a bordo do submersível projetado por ele: viagem solitária ao fundo do oceano | Foto: Reprodução/National Geographic

*Entrete