ATENÇÃO! Restituição do IRPF será BLOQUEADA no primeiro lote para estes contribuintes
A restituição do Imposto de Renda já é conhecida pelos brasileiros. Porém, não são todos, nem a maioria, que recebe o benefício. Este ano, os cidadãos que precisam fazer a declaração do Imposto de Renda devem entregar o documento até uma data para que possa cogitar receber o benefício no primeiro lote; confira.
Para as pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda, com certeza já ouviram falar da restituição. De uma forma resumida, ela acontece quando os seus documentos são analisados por fiscais da Receita Federal, onde eles analisam todos os seus gastos e recebimentos ao decorrer do ano.
Após a análise de todos os seus números, será visto se você efetuou o pagamento de impostos necessários correspondentes aos serviços consumidos por você e a sua família. Caso você tenha pago o suficiente, você não vai receber o estorno e nem cairá na conhecida malha-fina.
Se for constatado que você pagou impostos demais, você será colocado na lista de pessoas que precisam receber a restituição da Receita Federal. Ou seja, parte do valor pago pelo cidadão será estornado. No caso de acharem alguma inconsistência ou não quitação completa dos impostos, você vai para a malha-fina.
Como estar no primeiro lote da restituição?
Para estar na lista de possíveis pagamentos da restituição no primeiro lote, você precisa enviar a sua declaração até o dia 10 de maio. Vale ressaltar que o prazo final para a entrega do documento é no dia 31 de maio, quando se inicia os pagamentos deste ano.
O pagamento da restituição é feito em lotes, que seguem uma ordem prioritária. Este ano, o governo federal anunciou uma novidade para aqueles que pensam em receber o valor de volta. Duas novas opções foram apresentadas para estarem à disposição da população, que foi a declaração pré-preenchida e a possibilidade de receber a restituição via chave PIX (CPF).
Para as pessoas que resolveram enviar a sua declaração sob os moldes dessas duas novas adições, vão estar no primeiro lote e na lista prioritária de pagamentos da restituição do Imposto de Renda. Então, envie a sua declaração até o dia 10 de maio e você terá a chance de receber o pagamento mais cedo.
*FDR