O movimento começou com um grupo de mulheres canadenses e americanas que tinham a visão da unidade entre os cristãos.
O movimento de oração começou com um grupo de mulheres. (Foto representativa: Unsplash Rosie Sun)
O Dia Mundial de Oração é observado anualmente na primeira sexta-feira do mês de março. A data tem suas raízes em 1812, quando cristãs canadenses e americanas se uniram em grupos para orar pelas nações.
Atualmente, mais de 170 países celebram a data. Cristãos de diferentes culturas e tradições religiosas em todo o mundo se unem para orar, compartilhar esperanças, tristezas e alegrias.
Nos Estados Unidos, a Igreja Presbiteriana começou o movimento em 1887. O Dia de Oração Batista pelas Missões Estrangeiras começou em 1891. As metodistas uniram-se ao Dia de Oração pelas Missões Domésticas entre 1892 e 1894. E, no Canadá, as anglicanas estabeleceram o Dia Nacional de Intercessão pela Missão, em 1895.
Mulheres de oração na Primeira Guerra Mundial
Logo após a devastação sofrida pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com a consciência de que o mundo enfrentava os mesmos problemas, muitas associações femininas se uniram para fazer um dia especial para orar por todos os necessitados.
Foi quando nasceu, em 1920, o Comitê do Dia Mundial da Oração. Em 1927, os comitês canadense e americano se uniram para promover um evento que ficou conhecido como o “Dia Mundial de Oração da Mulher”.
‘O movimento se expandiu’
O Dia Mundial da Oração se expandiu, desde então, e agora várias igrejas e organizações se reúnem para orar com objetivos definidos.
A Portas Abertas, por exemplo — uma organização de ajuda humanitária cristã que apoia os cristãos perseguidos em mais de 60 países — neste ano pede orações pelos cristãos na Coreia do Norte.
O país é o primeiro na Lista Mundial da Perseguição, onde o cristianismo é expressamente proibido. Aqueles que insistem em seguir a Cristo sofrem as consequências das piores maneiras, com prisão, tortura e condenação a trabalhos forçados pelo resto da vida.
Políticos brasileiros celebram Dia Mundial da Oração
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou uma sessão solene pelo Dia Mundial da Oração a pedido do deputado e pastor Daniel de Castro. “A honra maior é Deus neste lugar”, ele disse durante a abertura.
“Nós amamos nossa pátria e o nosso Brasil e não vamos desistir dele e nem deixar de colocá-lo nas mãos do nosso Deus. Ele nunca perde o controle de nada”, disse um dos deputados presentes, Thiago Manzoni.
“Eu não poderia deixar de falar da oração, que é o que nos aproxima de Deus. Não existe nada mais poderoso”, continuou.
Castro fez questão de reconhecer que o movimento começou com as mulheres: “Teve início com poucas mulheres missionárias, mas cresceu rapidamente. Elas tinham a visão da unidade cristã”, ele disse emocionado.
O pastor também informou que o local permanecerá aberto até as 22hs para que as pessoas possam orar ali pelo Brasil. “Só vamos sair daqui às 10 da noite com a bênção de Deus. Sabemos que a oração é a única arma capaz de acabar com os conflitos”, ele concluiu.
FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE PORTAS ABERTAS E TV CÂMARA DISTRITAL
0 Comentários:
Postar um comentário