Getty Images
A Wikipédia deveria ser tratada de forma diferente das grandes empresas de mídia social na Lei de Segurança Online, diz um dos principais membros de sua fundação.
A enciclopédia é escrita e editada inteiramente por milhares de voluntários em todo o mundo.
Rebecca MacKinnon, da Wikimedia Foundation, também diz que uma proposta de mudança no projeto de lei, que pode ser aprovada na terça-feira, "limitará a liberdade de expressão".
O projeto de lei visa proteger as pessoas de conteúdo nocivo online.
A Sra. MacKinnon diz que a fundação está preocupada com o efeito do projeto de lei em sites administrados por voluntários.
Ela disse à BBC que a ameaça de novas penalidades criminais "duras" para chefes de tecnologia "afetará não apenas grandes corporações, mas também sites de interesse público como a Wikipedia".
A Wikipedia Foundation é a organização sem fins lucrativos que hospeda a enciclopédia.
A Sra. MacKinnon diz que a lei deve seguir a Lei de Serviços Digitais da UE, que, ela argumenta, diferencia entre moderação de conteúdo centralizada realizada por funcionários e moderação no estilo Wikipedia por voluntários da comunidade.
O governo disse à BBC que o projeto de lei foi projetado para encontrar o equilíbrio entre enfrentar os danos sem impor encargos desnecessários às empresas de tecnologia de baixo risco.
“O [regulador] Ofcom adotará uma abordagem razoável e proporcional ao monitorar e fazer cumprir as obrigações de segurança descritas no projeto de lei, com foco nos serviços onde o risco de danos é maior”, afirmou.
Jogo multijogador
A forma como os sites são tratados pelo projeto de lei depende em parte de seu tamanho.
Mas os advogados também apontaram que algumas das obrigações do projeto de lei, promovidas como forma de controlar as grandes tecnologias, afetarão serviços muito menores, onde os usuários podem se comunicar com outros usuários.
Neil Brown, um advogado especializado em lei de internet e telecomunicações, disse à BBC: "O projeto de lei e a emenda imporiam páginas de deveres a alguém que, por diversão, administra sua própria mídia social ou servidor de compartilhamento de fotos/vídeos, ou hospeda um jogo multijogador que permite que os jogadores conversem ou vejam o conteúdo ou as criações uns dos outros."
Ele sugere que limitar o escopo do projeto de lei aos principais operadores comerciais com faturamento multimilionário ajudaria a "remover o fardo e a ameaça para amadores e voluntários".
O JPCN.Blog não é responsável pelo conteúdo de sites externos.
Veja o tweet original no Twitter
A Wikipédia é o oitavo site mais visitado do Reino Unido, segundo dados da empresa de software Similarweb, mas tudo no site é produzido por voluntários, e a comunidade decide o que é aceitável.
Ms MacKinnon diz que foi pego em uma rede projetada para os gostos do Facebook e Instagram, onde as decisões são centralizadas.
A fundação acredita na tomada de decisões da comunidade e não se envolve com os artigos, diz ela, mas o projeto de lei pode forçá-la a intervir se um editor voluntário mantiver um artigo que possa infringir a lei do Reino Unido, por exemplo.
"Isso força a fundação a quebrar o modelo comunitário e derrubar as coisas de forma proativa", diz ela.
GETTY IMAGES | Legenda da imagem, A Wikipédia é proibida em alguns países
No entanto, o governo diz que um site como a Wikipédia será capaz de desenvolver suas próprias abordagens para a moderação da comunidade, desde que enfrente o conteúdo ilegal e proteja as crianças.
Também é entendido que as autoridades acreditam que a Wikipedia provavelmente não será classificada como um serviço de Categoria 1, sujeito às regras mais rígidas.
A Sra. MacKinnon diz que qualquer mudança no Reino Unido afetaria todos os leitores da Wikipédia em inglês, incluindo os americanos, um exemplo do "Reino Unido regulando o mundo", diz ela.
Definições prejudiciais
A Wikipedia tem artigos que cobrem tópicos como sexualidade, pornografia, uso de drogas e suicídio, que alguns podem achar que podem ser prejudiciais para as crianças.
As medidas do projeto de lei significam que ele teme ter que verificar as idades dos usuários, o que exigiria a coleta de mais informações sobre os leitores, o que a Wikipédia tenta evitar.
Por exemplo, a Sra. MacKinnon diz que a página sobre a invasão russa da Ucrânia é ilegal na Rússia.
A verificação de idade pode significar a coleta de informações sobre leitores que podem ser solicitadas por um governo ou hackeadas.
"Na verdade, expõe todos, incluindo crianças, a danos maiores", diz ela.
Instrumento contundente
Mais de 40 parlamentares multipartidários estão apoiando a mudança para fazer com que os chefes de mídia social sejam presos se não protegerem as crianças de conteúdo on-line prejudicial.
E várias instituições de caridade e ativistas infantis proeminentes estão dando seu apoio.
O JPCN.Blog não é responsável pelo conteúdo de sites externos.
Veja o tweet original no Twitter
O órgão da indústria TechUK diz que a emenda será vista como um "risco muito aberto para os investidores" e pode significar que as empresas não investem e localizam talentos seniores no Reino Unido.
O governo deve apresentar sua resposta à emenda na terça-feira.
*por BBC News