Enfim chegou: Google Docs recebe função presente no Microsoft Word há décadas
O Google Docs já recebeu suporte a digitação por voz em mais navegadores e agora mais uma novidade interessante chegou para a suíte rival do Microsoft Office. Estamos falando da opção de exibir caracteres que não podem ser impressos. Segundo o Google, a novidade permitirá que os usuários tenham mais controle ao editar documentos.
Dentre os caracteres não-imprimíveis que serão mostrados nos documentos estão:
● Parágrafo
● Quebra de linha
● Quebra de seção
● Quebra de página
● Quebra de coluna
● Guia
● Espaço
Estas ferramentas são úteis para editores que desejam ver onde certos espaços serão reservados em seus documentos. Com isto, é possível evitar o desperdício de papel ao imprimí-los, pois é possível alterar configurações de quebras, parágrafos e guias antes de enviar dos documentos para a impressora.
Os caracteres não-imprimíveis são mostrados como símbolos para indicar cada uma dessas estruturas no documento. Eles podem ser ocultados ou exibidos no menu Exibir > "Mostrar caracteres não imprimíveis" no Google Docs.
Embora esta seja uma novidade para o Google Docs, vale lembrar que o Microsoft Word já faz o mesmo há muito mais tempo com um botão dedicado para isto, mas esta é uma boa adição ao editor em nuvem que funciona direto do navegador e não exige nenhuma assinatura ou pagamento.
A visualização de caracteres não-imprimíveis foi lançada em 9 de janeiro de 2023, mas levará cerca de um mês até que a função esteja disponível para todos os usuários do Google Docs, sejam eles assinantes do Google Workspace ou via conta do Google pessoal.
*TudoCelular