De acordo com apontamentos do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer no intestino é o terceiro tipo mais comum entre os homens. Perde apenas para o câncer de próstata e de pulmão. Não bastasse isso, é também o segundo mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Desse modo, a condição engloba os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), reto (final do intestino) e ânus.
Causas e sintomas do câncer no intestino
Conforme com Artur Ferreira, médico oncologista do CPO/Oncoclínicas, grande parte desses tumores aparecem através da transformação maligna das células que revestem esses órgãos. Ou seja, o problema tende a ser grave. Diante disso, faz-se necessário ligar o sinal de alerta.
“Como grupo, possuem inúmeras causas, entre as quais se destacam sobrepeso e obesidade, sedentarismo, tabagismo e etilismo. Além de alto consumo de carne vermelha e carne processada, baixa ingestão de fibras e vegetais, diabetes e infecções como hepatites B e C, infecção pelo Helicobarter Pylori e infecção pelo Papilomavírus Humano, o HPV“, detalha.