Em Destaque!

O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator

O estresse crônico pode alterar a microbiota intestinal e acelerar o câncer colorretal, enfraquecendo a resposta imunológica do corpo Veja os sintomas iniciais do câncer colorretal - iStock/libre de droit Pesquisadores apresentaram no congresso da United European Gastroenterology (UEG Week) , realizado em Viena, na Áustria, um estudo inovador sobre os impactos do estresse crônico na microbiota intestinal e sua relação com o câncer colorretal. A pesquisa revela como o estresse pode acelerar o crescimento dos tumores intestinais ao afetar a flora bacteriana, o que abre novas possibilidades terapêuticas. O impacto do estresse no câncer colorretal O estudo demonstrou que o estresse crônico pode contribuir para a progressão do câncer colorretal, principalmente ao reduzir a presença de bactérias benéficas no intestino, como o Lactobacillus. Essas bactérias são essenciais para manter o equilíbrio da microbiota e reforçar a resposta imunológica do organismo. Quando o estresse provoca a diminui...

Câncer no intestino: Entenda as causas e sintomas da doença

De acordo com apontamentos do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer no intestino é o terceiro tipo mais comum entre os homens. Perde apenas para o câncer de próstata e de pulmão. Não bastasse isso, é também o segundo mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama. Desse modo, a condição engloba os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), reto (final do intestino) e ânus.


Causas e sintomas do câncer no intestino


Conforme com Artur Ferreira, médico oncologista do CPO/Oncoclínicas, grande parte desses tumores aparecem através da transformação maligna das células que revestem esses órgãos. Ou seja, o problema tende a ser grave. Diante disso, faz-se necessário ligar o sinal de alerta.


“Como grupo, possuem inúmeras causas, entre as quais se destacam sobrepeso e obesidade, sedentarismo, tabagismo e etilismo. Além de alto consumo de carne vermelha e carne processada, baixa ingestão de fibras e vegetais, diabetes e infecções como hepatites B e C, infecção pelo Helicobarter Pylori e infecção pelo Papilomavírus Humano, o HPV“, detalha.


Comentários

Tradutor