Por que Elon Musk está gastando seu tempo no Twitter, não na missão a Marte?

Acompanho Elon Musk há alguns anos - e mais de perto do que nunca nos últimos meses, desde que ele decidiu, aparentemente por capricho, comprar a rede social Twitter.

GETTY IMAGES

Ele é um dos homens mais ricos do mundo - às vezes o mais rico, dependendo do preço das ações da Tesla, seu principal ativo financeiro. Com uma série de outras empresas de alto perfil sob sua proteção, incluindo Tesla, Space X, Starlink e Neuralink, ele também é um assunto de fascínio global.

Então, é claro, há sua própria história pessoal - o bilionário alto de 51 anos com 10 filhos com idades entre um e 18 anos. Seu primeiro filho morreu com apenas 10 semanas. Musk, que nasceu na África do Sul, descreveu viver com a síndrome de Asperger, um tipo de autismo, e afirmou que seu principal objetivo na vida é colonizar Marte.

O que aprendi é - como, talvez, com muitos de nós - que existem muitas faces diferentes de Elon Musk.

A persona que ele projeta por meio de seus tweets prolíficos é provocativa, controversa e bombástica. Ele adora um meme rude, sabe que tudo o que diz vai virar manchete em todo o mundo e gosta de vasculhar a mídia com declarações e piadas cada vez mais bizarras. Ele gosta de tentar incitar os jornalistas a escrever manchetes cada vez mais extremas.

Em público, ele aprendeu a ser um showman, seja dançando ao lado de robôs que fabricam carros elétricos, emergindo triunfante do mais recente protótipo da Tesla ou sendo filmado entrando na sede do Twitter carregando uma pia - "Deixe isso afundar" era a piada , reproduzindo um meme popular no site . Neste Halloween, ele compareceu a uma festa vestindo uma armadura de couro, uma fantasia de $ 7.500 chamada "campeão do diabo".

GETTY Images 

E, no entanto, Tallulah Riley, sua ex-esposa, com quem se casou duas vezes, o descreveu na série de documentários da BBC The Elon Musk Show como "doce" e "tímido".

O veterano jornalista e escritor do Vale do Silício Mike Malone, que conhece Musk há 20 anos, me disse que vê "um cara muito reservado, muito inteligente, muito introspectivo e intelectual" que passa longos voos transatlânticos com ele lendo tabelas de trajetórias complexas, tentando descobrir como pousar uma espaçonave em Marte.

A dupla tem uma aposta de longa data de $ 5 (£ 4) sobre a ambição de Musk de enviar pessoas a Marte até 2030. "Eu disse: 'Acho que você não pode fazer isso - mas espero que consiga. Espero dever você os US$ 5'", diz Malone. "Essa aposta ainda está flutuando no ar".

Enviar pessoas para Marte é um objetivo de toda a vida de Musk. Alguns dizem que é sua opinião sobre o longo prazo - uma filosofia defendida por algumas pessoas muito ricas que busca agir no interesse de bilhões de pessoas em um futuro distante , em vez de se concentrar nas necessidades imediatas do presente.

Getty Images 

Musk espera que seus foguetes Space X possam um dia ajudar a colonizar Marte

Em algum momento, a raça humana terá que deixar a Terra, diz ele. E seu interesse pelo espaço está claramente sinalizado em seu portfólio de negócios existente. Mas onde, na Terra, o Twitter se encaixa?

Musk respondeu a essa pergunta, esta semana - em um tweet.

“A mídia social em geral, especialmente o Twitter, estava corroendo a civilização”, escreveu ele. "Se a civilização entrar em colapso antes que Marte se torne autossustentável, nada mais importa. A consciência humana se foi."

Mas como o Twitter estava "corroendo a civilização"?

Musk disse que, no início, seu objetivo ao comprar a plataforma era criar uma praça global digital do século 21 para discutir os grandes problemas da sociedade.

Ele escreveu muitas vezes sobre o desequilíbrio percebido sob o regime anterior, argumentando que as opiniões de direita receberam menos visibilidade da equipe do Twitter do que as de esquerda, distorcendo o debate e criando câmaras de eco onde ninguém viu material que desafiasse seu ponto de vista existente. Com alguns jornalistas escolhidos a dedo, ele publicou os "arquivos do Twitter", um conjunto selecionado de documentos internos , para apoiar seu ponto de vista.

A quantidade de abuso e desinformação lançada na plataforma também pode ser vista como uma distração dos problemas reais que Musk deseja discutir.

Mas, como qualquer um que já tentou sabe, navegar na corda bamba entre permitir a liberdade de expressão e suprimir o conteúdo odioso é muito, muito difícil.

Talvez haja uma conexão em algum lugar na mente de Musk entre o Twitter e o Neuralink, que está tentando criar uma ligação direta entre cérebros humanos e computadores .

Será que o Twitter faz parte de sua pesquisa e ele basicamente comprou para si uma rede neural viva de 300 milhões de pessoas compartilhando suas vidas e opiniões, em tempo real, online?

OK, estamos no reino da ficção científica. Mas transportá-lo para outro planeta de alguma forma seria uma maneira de tirar a consciência humana da Terra - e sabemos que Musk gosta de um desafio.

desafio diferente

Malone pode nunca ver seus US$ 5 - e apostar contra Musk geralmente é uma má ideia, diz a empresária Dolly Singh, que trabalhou com ele por seis anos na SpaceX, até 2013.

"Eu, por regra, nunca apostaria contra ele", diz ela.

"Qualquer coisa que seja uma máquina - sem dúvida, ele vai vencer."

GETTY Images | Elon Musk entrou no Twitter carregando algumas louças sanitárias como uma piada nerd: "Deixe isso afundar".

Mas Singh também acha que o Twitter representa um desafio diferente para seu ex-chefe.

"Isso vai ser mais difícil do que ele previu - e vai dar muito trabalho para ele", diz ela.


rede bagunçada

Musk falou abertamente sobre preferir engenharia e código a pessoas. Ao crescer, ele não entendia que as pessoas não diziam necessariamente o que queriam dizer, disse ele em uma conferência de Tecnologia, Entretenimento e Design (Ted) em Vancouver, no ano passado.

Em uma mensagem de texto, divulgada como parte dos documentos judiciais para um processo legal contra o Twitter que nunca aconteceu , ele escreveu: "Eu interajo muito melhor com engenheiros que são capazes de fazer programação hardcore do que com gerentes de programa/MBA [Master of Business Administration ] tipos de pessoas e/ou, francamente, odeio fazer coisas de gerenciamento [gerenciamento]. Acho que ninguém deveria ser o chefe de ninguém. Mas adoro ajudar a resolver problemas técnicos/de design de produto."

GETTY Images 

O problema dele é que o Twitter é uma enorme rede confusa de milhões de pessoas gritando, rindo, provocando, trollando, discutindo - alto, complexo e cheio de nuances.

Musk já lutou para tentar moderá-lo, mesmo com a promessa de um toque mais leve do que o regime anterior.

E Singh não é a única observadora a perguntar se ele achará mais difícil correr bem do que imaginava.


'Trabalhador'

Como empresário e líder, ele pode ser brutal - embora, sem dúvida, não mais do que outros executivos-chefes.

Uma semana depois de comprar o Twitter, ele demitiu metade da força de trabalho. Os restantes foram convidados a assinar contratos comprometendo-se com uma ética de trabalho "intensa" e longas horas .

Antes do Twitter, ele foi um dos primeiros a pedir que os funcionários de todas as suas empresas voltassem ao local de trabalho em tempo integral após os bloqueios pandêmicos.

E ele não tolerará menos de 100% de comprometimento de seus funcionários.

Singh descreve o Musk que ela conheceu como um "líder incrível", determinado a "provar que todos estão errados" quando lhe dizem que ele não pode conseguir algo e, como é frequentemente dito sobre ele, um trabalhador extraordinariamente árduo.

"Elon quer viver em um mundo onde trabalha 80 horas por semana", diz ela.

"Não há problema em ele dizer: 'Espero que você trabalhe tanto quanto eu', porque ele não está ligando da praia, está dormindo em um saco de dormir no chão da fábrica."

A maioria das pessoas, diz ela, esgota-se depois de um tempo. Ele não.

Dois sofás com roupa de cama sobre eles

Ele instalou camas na sede do Twitter em San Francisco , aparentemente para sua equipe - embora se saiba que ele está dormindo lá. Ele até compartilhou uma foto de seu filho de dois anos, X, usando um passe da empresa.

Outros que trabalharam com ele na década de 1990 também se lembram de sua extraordinária ética de trabalho. Ele ficou furioso, disse um deles, por não encontrar ninguém no escritório às 21h de uma sexta-feira à noite.

Singh diz que seu tempo é o bem mais precioso de Musk.

"Pense no que vale a pena, por segundo", diz ela.

Você não precisa fazer as contas para saber que é de encher os olhos.

E agora, ele está despejando tudo no Twitter.

Talvez o Sr. Malone não deva gastar seus $ 5 ainda.

Você pode seguir Zoe Kleinman no Twitter @zsk .


*BBC News 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morte da atriz Cristiana Oliveira é divulgada de forma equivocada e anúncio gera repercussão entre os fãs

Tabela Eliminatórias 2026

Situação de ator da Globo piora com a descoberta de depósito bancário e o surgimento de novo crime na Paraíba