Grande avanço da fusão nuclear nos EUA deve ser anunciado em breve

A energia ilimitada e limpa está um passo mais perto.

Espera-se que o Departamento de Energia dos EUA e os cientistas do National Ignition Facility (NIF) do Lawrence Livermore National Laboratory façam um grande anúncio relacionado à fusão nuclear. Parece que o NIF finalmente criou a ignição por fusão nuclear, produzindo mais energia do que os lasers.

A notícia da experiência bem-sucedida foi divulgada pelo Financial Times (FT). Eles relataram que “um grande avanço científico” ocorreu. O reator de fusão parece ter produzido 120% da energia usada pelo laser para atingir a fusão. Esses 20% podem não parecer muito, mas é um resultado revolucionário se confirmado.

“Os dados iniciais de diagnóstico sugerem outro experimento bem-sucedido no [NIF]. No entanto, o rendimento exato ainda está sendo determinado e não podemos confirmar que está acima do limiar neste momento, o laboratório disse que a análise está em processo, portanto, publicar as informações antes que o processo esteja completo seria impreciso.

O NIF aborda a fusão nuclear de uma maneira diferente dos reatores que estão sendo construídos na Europa e na Ásia. É uma instalação grande, do tamanho de três campos de futebol, mas a parte emocionante acontece em uma área do tamanho de um fio de cabelo humano. Lasers são disparados neste alvo muito pequeno onde o hidrogênio é colocado em um pellet, e é aquecido tão rápido que se funde, liberando 10 quatrilhões de watts de poder de fusão energia por 100 trilionésimos de segundo.

A fusão nuclear é o que dá poder às estrelas . Ao contrário das usinas nucleares tradicionais, essa abordagem não produz montes de lixo nuclear para serem enterrados e, ao contrário das usinas de combustível fóssil, não emite gases de efeito estufa. A fusão nuclear junto com as energias renováveis ​​pode ser uma maneira crucial de fornecer energia ao nosso mundo, à medida que paramos de usar combustíveis fósseis. 

Dito isto, mesmo que os dados sejam confirmados, uma usina de fusão nuclear não estará ao virar da esquina. Mas se o NIF mostrar que é possível, então será só construir.

Fonte: https://bit.ly/3BwWPZb


Jumar Vicenth 

Amanhã pode ser um dia para os livros de história da fusão nuclear. 


Créditos da imagem: sakkmesterke/Shutterstock.com

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem