Algumas das chamadas ‘grandes economias’ do mundo ficam de fora do Top 10 do ranking. Veja o motivo.
Luxemburgo - Europa Como é escolhido um país considerado ‘rico’? Bem, são muitos os critérios que levam a essa medição, o que por vezes gera diferença entre um ranking e outro. Porém, cada vez mais surgem formas eficientes de se chegar a uma lista definitiva. Por exemplo, recentemente o Global Finance apontou o novo ranking de países mais ricos do mundo. Saiba mais a seguir!
Luxemburgo é o país mais rico do mundo
Fonte: PixabayEm nova lista da Global Finance, Luxemburgo aparece como o país mais rico do mundo e passa à frente de muitas potências. Isso se explica pelo fato de que essa lista utiliza-se do método de medição do PIB per capita, que basicamente significa dividir toda a produção e renda que o território produz pelo número de habitantes.
Assim, alguns países conseguem ter grandes produções e se destacam na listagem total. Porém, na hora em que há a divisão por todos os cidadãos, percebe-se que as pessoas desse lugar recebem pouco dinheiro. Geralmente, isso significa que os países com maiores populações terão níveis de riqueza bem menores que os de menor população.
Certamente esse método de estimativa beneficiou Luxemburgo, que é um pequeno país na Europa, com população estimada em menos de 1 milhão de habitantes. Segundo o ranking, esse país também oferece boas condições aos cidadãos no sentido de seus direitos básicos.
Qual a posição do Brasil no ranking?
Infelizmente, o Brasil não possui grandes vantagens dentro de um cenário mundial quando o assunto é riqueza para a população. No caso desse ranking do Global Finance, o Brasil ficou muito abaixo na lista, em 92º lugar. Em parte, essa posição representa as desigualdades que o nosso país possui.
Ainda assim, o Brasil ainda se destaca quando existe uma contabilização do número total da produção, que é o valor do PIB total. Por exemplo, na lista do Fundo Monetário Mundial quanto às maiores economias do mundo, nosso país se destaca e fica em 9º lugar, enquanto que os Estados Unidos e China lideram o ranking.
*Escola e Educação
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar!