Catar melhora, mas perde de Senegal e fica em situação quase irreversível na Copa

Com duas derrotas, o Catar precisa de um milagre para se classificar e deve ser a primeira eliminada da Copa

Boulaye Dia comemora o gol de Senegal contra o Catar (GLYN KIRK/AFP via Getty Images)

O Catar está praticamente eliminada nesta edição da Copa do Mundo, sediada no país. O time melhorou, teve um desempenho bastante superior ao que se viu na estreia, mas não foi o bastante: perdeu de Senegal por 3 a 1. Como perdeu os dois jogos, o Catar precisa de um milagre. Ainda tem um jogo para fazer, mas deve ser apenas a despedida dos catarianos do Mundial, principalmente pelo que apresentou. O Catar precisará vencer o seu último jogo, diante da Holanda, e ainda torcer por outros resultados. Como Senegal e Equador se enfrentam na última rodada, ao menos um deles pontuará, saindo do alcance dos catarianos. Se a Holanda vencer ou houver um empate entre Holanda e Equador, o time também está eliminado. Ou seja: precisa de um milagre.


Escalações

Vieram muitas mudanças em relação ao primeiro jogo. O goleiro Saad Al Sheeb foi substituído por Meshaal Bersham. Ismael Mohammed também entrou no time como ala direito, deslocando Pedro Miguel para a zaga, no lugar de Bassam Al Rawi. Abdelaziz Hatem foi outro a deixar o time para a entrada de Assim Madibo.

No Senegal, entrou o lateral esquerdo Ismail Jakobs, deslocando Abdou Diallo para a zaga no lugar de Pape Abou Cissé. Com a ausência de Cheikhou Kouyaté, quem entrou no time foi Femara Diédhiou, um atacante.

Primeiro tempo

Desde o começo do jogo, o Catar mostrou ser um time diferente para este segundo jogo. Não apenas na escalação, mas em postura. O time tentava mais, buscava mais o jogo e se arriscou. Ainda parecia pouco. Tanto que o primeiro tempo foi bastante fraco em oportunidades de gols. O Catar só finalizou duas vezes e errou ambas, mandando para fora.

No fim do primeiro tempo, tivemos um gol. Em lançamento para a área, Boualem Khouki furou de forma terrível, ficou no chão e deixou a bola nos pés de Boulaye Dia, que não perdoou: 1 a 0 para os senegaleses, que enfim marcaram na Copa do Mundo. Senegal foi melhor no primeiro tempo, levou mais perigo e saiu vencedor com justiça.


Segundo tempo

Senegal conseguiu o segundo gol nos primeiros minutos do segundo tempo. Cobrança de escanteio do lado direito, de Ismail Jakobs, e Famara Diédhiou se antecipou para desviar de cabeça e colocar no fundo da rede: 2 a 0.

O Catar teve, enfim, uma boa chance aos 17 minutos. Almoez Ali recebeu pelo meio com muita liberdade e bateu de primeira, de perna esquerda, no cantinho do goleiro Edouard Mendy, que fez boa defesa e impediu o primeiro gol do Catar na Copa.

O goleiro voltaria a ser personagem aos 21 minutos. Em cruzamento para a área, Ismael Mohammed apareceu bem na área para tocar de primeira e Mendy fazer outra defesa importante e manter o zero no placar para a seleção da casa.

Senegal pareceu tentar administrar o jogo e o Catar aproveitou. Mesmo sem grande qualidade, tentou pressionar, fez cruzamentos e buscava se aproximar do gol de Senegal. Até por isso, o técnico de Senegal, Aliou Cissé, mudou o time.

Catar, enfim, conseguiu o seu primeiro gol na Copa aos 32 minutos. Em cruzamento da direita, Mohammed Muntari subiu de cabeça para desviar para o canto e vencer o goleiro Mendy, reduzindo a vantagem de Senegal para 2 a 1. O jogo ficou perigoso com o Catar buscando a pressão.

Senegal, então, matou o jogo aos 38 minutos. Em uma boa jogada pela direita, Ahmadou Bamba Dieng recebeu cruzamento da ponta direita e bateu de primeira, colocado, e voltou a colocar dois gols de vantagem sobre os catarianos.

O Catar continuou tentando. Abdelkarim Hassan bateu de fora da área em jogada ensaiada de falta e mandou um foguete que passou muito perto do gol de Mendy, aos 42. Senegal reduziu o ritmo e parecia tentar manter a postura defensiva para segurar o resultado até os minutos finais.

A vitória revigora Senegal, que ganha seus primeiros três pontos – e marca também a primeira vitória de uma seleção africana no torneio. Na próxima rodada, no próximo dia 29, terça-feira, o Catar enfrenta a Holanda e Senegal enfrenta o Equador, no que pode ser um duelo direto pela vaga.


Ficha técnica

Catar 1×3 Senegal


Local: Estádio Al-Thumana, em Al-Thumana

Árbitro: Antonio Mateu (Espanha)

Gols: Mohammed Muntari (Catar), Boulaye Dia, Femara Diédhiou, Ahmadou Bamba Dieng (Senegal)

Cartões amarelos: Ismael Mohammed, Homam Ahmed, Assim Madibo (Catar), Boulaye Dia, Ismail Jakobs, Ismaila Ciss (Senegal)

Cartões vermelhos: nenhum

Catar: Meshaal Bersham; Ismael Mohammed, Pedro Miguel (Mohammed Al Bayati), Boualem Khoukhi, Abdelkarim Hassan e Homam Ahmed (Tarek Salman); Karim Boudiaf (Abdelaziz Hatem), Assim Madibo e Hassan Al Haydos (Mohammed Muntari); Akram Afif e Almoez Ali. Técnico: Félix Sánchez

Senegal: Edouard Mendy; Youssouf Sabaly, Kalidou Koulibaly, Abdou Diallo e Ismail Jakobs; Ismaïla Sarr (Ahmadou Bamba Dieng), Nampalys Mendy, Idrissa Gueye e Krépin Diatta (Ismaila Ciss); Boulaye Dia e Famara Diédhiou (Iliman Ndiaye). Técnico: Aliou Cissé

*Trivela

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem