Em Destaque!

O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator

O estresse crônico pode alterar a microbiota intestinal e acelerar o câncer colorretal, enfraquecendo a resposta imunológica do corpo Veja os sintomas iniciais do câncer colorretal - iStock/libre de droit Pesquisadores apresentaram no congresso da United European Gastroenterology (UEG Week) , realizado em Viena, na Áustria, um estudo inovador sobre os impactos do estresse crônico na microbiota intestinal e sua relação com o câncer colorretal. A pesquisa revela como o estresse pode acelerar o crescimento dos tumores intestinais ao afetar a flora bacteriana, o que abre novas possibilidades terapêuticas. O impacto do estresse no câncer colorretal O estudo demonstrou que o estresse crônico pode contribuir para a progressão do câncer colorretal, principalmente ao reduzir a presença de bactérias benéficas no intestino, como o Lactobacillus. Essas bactérias são essenciais para manter o equilíbrio da microbiota e reforçar a resposta imunológica do organismo. Quando o estresse provoca a diminui...

Veja como acompanhar a 'Lua de Sangue' no Brasil neste domingo

A Lua começará a passar pela sombra da Terra às 23h28 do domingo (15) e terminará às 2h55 de segunda-feira (16). Segundo os cálculos estimativos, o período em que ela estará totalmente coberta será de 0h30 à 1h54. 


Caso o céu esteja limpo, a população brasileira poderá acompanhar todas as fases da Lua sendo encoberta pela sombra do nosso planeta. Ou seja, poderemos ver o satélite natural da Terra escurecendo, ficando vermelha e, em seguida, voltando ao seu brilho natural.  

Confira o cronograma:  

  • 22h32: eclipse penumbral – quando a sombra da Terra começa a tocar a face da Lua  
  • 23h27: eclipse parcial – quando a Lua começa a ficar avermelhada  
  • 00h29: início do eclipse total – quando a Lua estará bem vermelha  
  • 1h11: eclipse máximo – momento em que a Lua estará bem no centro da sombra da Terra  
  • 1h53: fim do eclipse total  
  • 2h55: fim do eclipse parcial  
  • 3h50: fim do eclipse penumbral 
Imagem: Tragoolchitr Jittasaiyapan – Shutterstock

Segundo Marcelo Zurita, colunista do Olhar Digital, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o eclipse será especialmente interessante porque a lua cheia de 15 de maio ocorrerá quando ela estará próxima ao seu perigeu (a posição mais próxima da Terra no mês), o que fará com que ela apareça maior no céu. 

Por essa razão, alguns estão associando o eclipse com o fenômeno conhecido como superlua. “A Lua estará próxima ao perigeu, o que fará ela parecer maior no céu. Mas ela só passa pelo perigeu no dia 17, às 15:24 UTC. O critério usado para determinar uma superlua é a lua cheia e o perigeu ocorrerem com menos de 24 horas de diferença”, explica Zurita. 

Onde assistir a Lua de Sangue?  

Porém, com a extensão do Brasil, não é difícil que algumas regiões estejam cheias de nuvens no céu, impossibilitando assistir o fenômeno ao vivo. Se esse for seu caso, é possível acessar o canal oficial da NASA no YouTube, ou então no canal do Observatório Nacional.  

*Olhar Digital 

Comentários

Tradutor