Em Destaque!

O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator

O estresse crônico pode alterar a microbiota intestinal e acelerar o câncer colorretal, enfraquecendo a resposta imunológica do corpo Veja os sintomas iniciais do câncer colorretal - iStock/libre de droit Pesquisadores apresentaram no congresso da United European Gastroenterology (UEG Week) , realizado em Viena, na Áustria, um estudo inovador sobre os impactos do estresse crônico na microbiota intestinal e sua relação com o câncer colorretal. A pesquisa revela como o estresse pode acelerar o crescimento dos tumores intestinais ao afetar a flora bacteriana, o que abre novas possibilidades terapêuticas. O impacto do estresse no câncer colorretal O estudo demonstrou que o estresse crônico pode contribuir para a progressão do câncer colorretal, principalmente ao reduzir a presença de bactérias benéficas no intestino, como o Lactobacillus. Essas bactérias são essenciais para manter o equilíbrio da microbiota e reforçar a resposta imunológica do organismo. Quando o estresse provoca a diminui...

Argentina confirma primeiro caso de varíola dos macacos

 Ministério da Saúde do país vizinho informou que também está estudando um segundo caso suspeito

Varíola dos macacos teve caso confirmado na Argentina Foto: EFE/Cortesía CDC

O Ministério da Saúde da Argentina confirmou, nesta sexta-feira (27), o primeiro caso de varíola dos macacos no país. A pasta informou que também está estudando um caso suspeito referente a um “residente na Espanha que está de visita”, mas que essa possível segunda contaminação não teria nenhuma ligação com o primeiro paciente.

– O resultado da reação de amplificação por PCR do caso em questão é positivo, e o sequenciamento mostrou uma alta porcentagem de homologia com sequências do lado da África Ocidental – disse a pasta em comunicado.

O caso confirmado, que tinha sido relatado como suspeito no último domingo (22), corresponde a um homem que vive na província de Buenos Aires e esteve recentemente na Espanha. De acordo com a nota oficial, o paciente está com boa saúde, e seus contatos próximos estão sob controle clínico e epidemiológico, sem sintomas.

Em relação ao caso tratado como suspeito, o paciente não tem nenhuma ligação com o primeiro e tem lesões ulcerosas, sem outros sintomas associados. As autoridades sanitárias disseram que a pessoa, que vive na Espanha, chegou à Argentina em 25 de maio e seus sintomas começaram no dia seguinte.

– O paciente está em bom estado geral, isolado e recebendo tratamento sintomático. Seus contatos próximos estão sob rigoroso acompanhamento clínico e epidemiológico, e todos estão assintomáticos até o momento – completa a nota.

*EFE

Comentários

Tradutor