Fundador da Assembleia de Deus no Brasil falando "contra o reteté": "Não se tratava de pentecostes, mas de feitiçaria e baixo espiritismo"

 OS PIONEIROS DA ASSEMBLEIA DE DEUS ERAM CONTRA O RETETÉ

GUNNAR VINGREN (1879-1933)


Diferente do que muita gente pensa, o reteté não surge do pentecostalismo. Foi um movimento que surgiu paralelo ao movimento pentecostal. Há registros históricos, segundo consta na revista DEFESA DA FÉ edição especial (revista número 5), página 115, que: “Em 1923. Gunnar Vingren, um dos maiores fundadores da Assembléia de Deus no Brasil, fora informado de que certo movimento pentecostal começava a alastrar-se por Santa Catarina. Sem perda de tempo Vingren deixou Belém do Pará, berço do pentecostalismo brasileiro, e embarcou para o Sul. No endereço indicado, veio ele a constatar: ‘Não se tratava de pentecostes, mas feitiçaria e baixo espiritismo”.

É triste ver igrejas intituladas “Assembléia de Deus” ou de “pentecostais” e se envolverem com esse tipo de coisa, anarquizando o já tão fragilizado movimento pentecostal. Onde a frase “SOLA SCRIPTURA” dos reformadores, raiz do movimento evangélico, fica comprometido diante de tantas experiências pessoais que são postas igual e até acima ou no lugar das Escrituras.

Um relato muito interessante está no diário do Pioneiro ( de autoria Ivar Vingren), que relata a visita de Gunnar Vingren, um dos Fundadores da Assembleia de Deus no Brasil á Santa Catarina, após este saber de inovações e modismo que havia se infiltrado na igreja do sul.

EIS O RELATO:

“Primeiro cantaram um hino. Depois todos tiraram os sapatos e se deitaram no chão num círculo. Depois que todos haviam orado, começaram a pular e a dançar durante mais ou menos meia hora. Depois se puseram de joelhos outra vez e oraram. Eu os exortei a que deixassem de pular e dançar, pois isso não está escrito no Novo Testamento, e era uma bobagem que eles deviam abandonar. Diziam que eram dirigidos pelo Espírito Santo. E um deles era considerado profeta. Eu então falei seriamente com ele e disse-lhe que não é por meio de profecia, nem por interpretação de línguas que devemos ser dirigidos. A direção verdadeira e a instrução vêm da Bíblia. Que é a palavra de Deus clara e infalível. ” (Diário do Pioneiro, de Ivar Vingren, pg 116 – CPAD).

Semelhantemente, uma situação parecida ocorreu com Daniel Berg, quando ele em 1932, logo depois de assumir a liderança de uma igreja em Portugal, deu-se ali uma cisão. “A maioria, pouco mais de 10 crentes, partiu para o Carvalhido (Prelada), a fim de cultuar na casa de oração alugada por Daniel Berg. Esse grupo de pioneiros deu origem à igreja pentecostal que ali existe hoje. UM dos motivos da cisão seria o fato de Daniel Berg valorizar mais a Bíblia e a mensagem pregada do que os testemunhos pessoais (bênçãos recebidas) narrados durante o culto. ”

(Mensageiro da Paz, Ano 79, Número 1.494 – Novembro de 2009)


A IMPORTÂNCIA DA  SOLA SCRIPTURA NA IGREJA


Um dos eventos mais importantes da história da Igreja foi a Reforma Protestante em 1517. 

Após anos de uma Igreja com doutrinas que se distanciavam daquilo que a Bíblia ensina, os reformadores viram a necessidade de voltar a centralidade das Escrituras.

Por esse motivo Martinho Lutero fixou as suas 95 teses, dando início ao mais famoso avivamento da história da Igreja.


O QUE É SOLA SCRIPTURA?


Sola Scriptura é o primeiro dos 5 Solas da Reforma Protestante e significa Somente (Sola) a Escritura (Scriptura). É uma doutrina essencial da fé cristã que afirma que a Bíblia é a Palavra de Deus e a única regra de fé e prática. Em outras palavras Sola Scriptura significa dizer que a Bíblia está acima de toda tradição da Igreja, experiências pessoais e qualquer afirmação contrária às Sagradas Escrituras. Para os cristãos, a Bíblia é a única e suficiente fonte para se aprender a respeito da salvação dos pecados e da vida e obra de Jesus Cristo, além de ser a guia nas decisões pessoais e cotidianas.


O ABANDONO DO SOLA SCRIPTURA


A teologia do continuísmo pentecostal é a crença de que a revelação divina continua, mesmo com o encerramento do cânon das Escrituras. Os seguidores dessa teologia acreditam que Deus fala fora das Escrituras. Por ser Deus maior que as Escrituras e por Deus continuar agindo na história. Assim, a Bíblia não passa de uma fonte das demais coisas que Deus tem para revelar. Daí o grande amontoado de apóstolos, patriarcas, papas, profetas, trazendo novas revelações em forma de: dogmas, unção profética, atos proféticos, unção de Toronto, rhemas, idas ao inferno, idas ao céu, aparições de Maria, segredos de Fátima, o outro evangelho de Jesus Cristo (livro mórmon), escritos inspirados de Ellen G. White, etc.

Escorada em misticismo, crendices e inovações heréticas, as igrejas pentecostais vêm ao longo dos anos se afastando da origem de seus fundadores e cada vez mais se aproximando do neo-pentecostalismo e suas nefastas heresias. É comum em igrejas históricas como a Assembléia de Deus, presenciar-se danças proféticas, amuletos, campanhas e votos em troca da benção de Deus, jargões e frases que são fincadas nas mentes de seus membros, substituindo assim as escrituras.

A AD, ignora o que seus fundadores combateram e deixam essas heresias permanecerem na igreja como verdade divina. Até os anos 50 a AD, ao lado da Congregação Cristã eram absolutas no movimento pentecostal, com as mesmas práticas de seus fundadores. Após os anos 50, o movimento se dissolve e com o surgimento das igrejas Quadrangular, O Brasil para Cristo e Deus é Amor, se inicia o que chamamos de segunda onda do pentecostalismo que vem com algumas práticas não usadas pelos pioneiros, entre eles a oração com o copo d’agua sob o rádio. O que se vê hoje na AD é uma descaracterização do que foi no início com seus fundadores, e que precisa exterminar essa prática e crendices do seu meio e se parecer como igreja cristã fundamentada nas escrituras e não sincretizando a fé cristã com práticas de espiritismo. O movimento pentecostal se DISFIGUROU-SE do Sola Scriptura. Oremos para que a AD volte aos princípios da reforma, o Sola Scriptura e abandone essas práticas pagãs e heréticas. 

"Porém, apesar do movimento te se perdido dos princípios da reforma, ainda existem pessoas que lutam para serem bíblicos, por isso, que já existe um movimento chamado de Pentecostal Reformado."  


VOLTEMOS A  ESCRITURA! 


Se você quer conhecer a Deus, precisa encontrá-lo de acordo com a forma que ele escolheu se revelar à humanidade: a Bíblia.

Deus nos criou para conhecê-lo e fazê-lo conhecido. Ele é glorificado nisso e nós encontramos o propósito da nossa criação.

Lembre-se, acima de toda experiência pessoal, acima de todo sentimento, acima de nossas opiniões, acima da pregação de qualquer pastor, acima de qualquer informação, está a Bíblia.


UMA OBSERVAÇÃO: 


CONTINUÍSMO NÃO É PENTECOSTALISMO!


O QUE É CONTINUÍSMO?


O continuísmo ensina que todos os dons extraordinários expressos nas Escrituras estão disponíveis para os nossos dias a qualquer cristão inserido na Igreja. Portanto, todo pentecostal é necessariamente continuísta. Agora, nem todo continuísta é pentecostal, isso porque o pentecostalismo vai além do continuísmo. Alguns continuístas famosos não estão dentro da tradição pentecostal. Alguns teólogos como Donald A. Carson, Sam Storms, John Piper, Wayne Grudem, Franklin Ferreira, Hernandes Dias Lopes por exemplo, são de tradição calvinista e não possuem nenhuma ligação direta com igrejas pentecostais. Há muitos cristãos reformados que são Continuístas! 


ESTUDO SOBRE O CONTINUÍSMO BÍBLICO:👇🏾

Voltemos Ao Evangelho 


SOLA SCRIPTURA=SOMENTE A ESCRITURA!

 Contribuiu " Voltemos ao verdadeiro Evangelho–Samuel Nunes–Luzeiro"  


PÁGINA: "TEU DISCÍPULO EU SOU"


Por Fabio Lopes Biblicista ✍️📖

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morte da atriz Cristiana Oliveira é divulgada de forma equivocada e anúncio gera repercussão entre os fãs

Tabela Eliminatórias 2026

Situação de ator da Globo piora com a descoberta de depósito bancário e o surgimento de novo crime na Paraíba