Em Destaque!

O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator

O estresse crônico pode alterar a microbiota intestinal e acelerar o câncer colorretal, enfraquecendo a resposta imunológica do corpo Veja os sintomas iniciais do câncer colorretal - iStock/libre de droit Pesquisadores apresentaram no congresso da United European Gastroenterology (UEG Week) , realizado em Viena, na Áustria, um estudo inovador sobre os impactos do estresse crônico na microbiota intestinal e sua relação com o câncer colorretal. A pesquisa revela como o estresse pode acelerar o crescimento dos tumores intestinais ao afetar a flora bacteriana, o que abre novas possibilidades terapêuticas. O impacto do estresse no câncer colorretal O estudo demonstrou que o estresse crônico pode contribuir para a progressão do câncer colorretal, principalmente ao reduzir a presença de bactérias benéficas no intestino, como o Lactobacillus. Essas bactérias são essenciais para manter o equilíbrio da microbiota e reforçar a resposta imunológica do organismo. Quando o estresse provoca a diminui...

Alemanha bate recorde de novos casos de Covid-19 e se prepara para nova onda

Ilustração da bandeira da Alemanha com SARS-CoV-2

Imagem: Darryl Fonseka/Shutterstock

Enquanto alguns países do mundo tentam voltar para a normalidade, abolindo inclusive o uso de máscaras, a Alemanha mostra que a pandemia da Covid-19 ainda não está no fim. O país bateu recorde de novos casos da doença em 24 horas e se prepara para uma nova onda da doença antes do previsto.

Na quinta-feira (10), a Alemanha registrou 262.752 infecções em 24 horas, além de 259 mortes. Há cerca de uma semana o patamar estava bem menor, com cerca de 210 mil novos casos no período de um dia. A média móvel de novos casos para cada 100 mil pessoas, medida utilizada como principal parâmetro pelo governo, também aumentou de 1.174 para 1.388.

Covid-19 na Alemanha

Segundo o Instituto Roberto Koch (RKI), agência que monitora a Covid-19 na Alemanha, é estimado que os novos casos são decorrência da BA.2, uma sub variante da Ômicron. O órgão disse ainda que o país pode sofrer com mortes diárias entre 200 e 300 durante algumas semanas, causando uma nova onda da doença.

As autoridades acreditavam que os casos de Covid-19 voltariam a aumentar apenas durante o verão no hemisfério norte, a partir da metade do ano. No entanto, com o novo aumento, essa perspectiva pode mudar. A Alemanha vinha registrando uma redução de novos casos de Covid-19 desde fevereiro. A situação começou a mudar na última semana.

Karl Lauterbach, ministro da saúde alemão, disse que apenas com o aumento da vacinação será possível conter o avanço da doença. No momento, as taxas de imunização seguem estagnadas no país, com cerca de 75% dos alemães com duas doses da vacina e 57% com o reforço. O governo alemão espera remover praticamente todas as restrições até 20 de março e ainda não há informações se o novo aumento de casos vai impactar nisso.

*Olhar Digital 

Comentários

Tradutor