Ações ligadas ao metaverso têm grande potencial, segundo Credit Suisse (Imagem: Freepik/rawpixel.com)
Você já percebeu que, de um tempo pra cá, o jeito como as pessoas fazem compras está diferente? Tudo agora é online. Basta abrir o celular, selecionar seus produtos e pronto, só esperar chegar em casa. E se tudo está diferente, é normal que novas palavras passem a fazer parte do nosso dia a dia, como é o caso do Metaverso. Já ouviu esse termo? Ainda não? Então, vem saber mais.
O que é o Metaverso?
O metaverso é uma extensão das nossas vidas físicas no universo online. Ahn?! Como assim? Isso mesmo. No Metaverso, as pessoas podem interagir e viver virtualmente da mesma forma como fariam na vida real. Você come, se exercita, compra roupas e faz tudo o que você já faz na sua vida normalmente, só que agora, no ambiente digital. “Ah, mas eu já uso a internet, então já estou no Metaverso?” Nãooo. A diferença é que, atualmente, consumimos conteúdos estáticos no ambiente online e, no Metaverso, funciona de um jeito diferente. Caso você tenha reparado (ou não), a empresa “Facebook”, dona do Whatsapp, Instagram e também da própria rede social Facebook, mudou seu nome para “Meta”, justamente para marcar uma nova fase. Essa mudança foi motivada pela busca de construir seu próprio metaverso. “Escolhemos ‘Meta’ porque pode significar ‘além’ e capta nosso compromisso com a construção de tecnologias sociais que nos levam além do que a conexão digital torna possível hoje”, disse Mark Zuckerberg, CEO do Facebook.
O Metaverso permite que as pessoas interajam umas com as outras em uma outra realidade e em tempo real, é a nossa vida normal, só que no virtual. Dá pra sair com os amigos pra um bar, ir em um show e até ir pra um date romântico. E é nessa rotina virtual que entram as compras de mercado. Já que é uma extensão das nossas vidas, é preciso um lugar para fazer as comprinhas do mês, né?
Compras de mercado no Metaverso
Crédito: Freepik Então, podemos dizer que o futuro das compras de mercado é nesse universo online? Sim. Grandes empresas do varejo, como Carrefour e Walmart, já estão investindo no Metaverso. Inúmeras pesquisas já indicam que esse é o futuro que nos aguarda.
Segundo o portal de notícias G4 Educação, essas experiências profundas são o futuro das compras. É previsto que em 2035, 80% das aquisições comerciais das pessoas aconteçam online, principalmente através de celulares. Isso impacta diretamente no crescimento do E-commerce (comércio feito pela internet), indo de US$585 bilhões em 2020 a mais de US$16 trilhões daqui há duas décadas. Atualmente, existem quase 15 bilhões de dispositivos móveis ativos no mundo. Em 2020, os celulares foram os responsáveis por mais de 80% do tempo que as pessoas passam online em 8 países, com o Brasil ficando na 4ª posição, com 88%.
*Mercado Favo
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar!