Em Destaque!

O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator

O estresse crônico pode alterar a microbiota intestinal e acelerar o câncer colorretal, enfraquecendo a resposta imunológica do corpo Veja os sintomas iniciais do câncer colorretal - iStock/libre de droit Pesquisadores apresentaram no congresso da United European Gastroenterology (UEG Week) , realizado em Viena, na Áustria, um estudo inovador sobre os impactos do estresse crônico na microbiota intestinal e sua relação com o câncer colorretal. A pesquisa revela como o estresse pode acelerar o crescimento dos tumores intestinais ao afetar a flora bacteriana, o que abre novas possibilidades terapêuticas. O impacto do estresse no câncer colorretal O estudo demonstrou que o estresse crônico pode contribuir para a progressão do câncer colorretal, principalmente ao reduzir a presença de bactérias benéficas no intestino, como o Lactobacillus. Essas bactérias são essenciais para manter o equilíbrio da microbiota e reforçar a resposta imunológica do organismo. Quando o estresse provoca a diminui...

Algumas pessoas não devem comer abacaxi e você pode estar entre elas

Embora a fruta garanta muitos benefícios, existem pessoas que devem evitar totalmente o abacaxi. Entenda o porquê e saiba quais são as advertências.

O abacaxi é uma fruta incrível e popular em todas as regiões do Brasil. Ela oferece vários benefícios para a saúde e pode ser consumida in natura ou em forma de suco, doce e até como chá. Contudo, existem algumas pessoas que devem evitar consumir esta fruta para não gerar problemas de saúde. Embora o abacaxi forneça uma série de benefícios, algumas propriedades dele podem ser prejudiciais em casos específicos.

O abacaxi promove aumento da acidez estomacal, por exemplo. Isso facilita o processo de digestão, mas pode causar irritações na parede do estômago em pessoas suscetíveis. Ou seja, quem possui algum tipo de alergia desse tipo deve evitar consumir a fruta. Da mesma forma, crianças pequenas também recebem a contraindicação, exatamente pelo mesmo fator.

Descubra quem deve evitar comer abacaxi

Como explicado brevemente acima, pessoas que possuem problemas estomacais ou sofrem com azia, por exemplo, devem evitar o consumo. Da mesma forma, aqueles que têm o estômago irritado ou intestino irritado também precisam de cautela. A acidez do abacaxi tem potencial de agravar o problema e gerar transtornos imediatos. O melhor é seguir as orientações médicas e nutricionais para cada caso.

Além disso, o abacaxi é considerado uma fruta exótica e pode estar atrelado a reações alérgicas. Assim como algumas pessoas têm alergia a camarão ou amendoim, por exemplo, o abacaxi pode provocar o mesmo efeito. Caso você possua, naturalmente, problemas de alergia, o indicado é não comer abacaxi.

Qual é a quantidade ideal para o consumo de abacaxi?

De acordo com especialistas em nutrição, existe uma quantidade de abacaxi que é segura para o consumo. No caso, trata-se do consumo por pessoas que não se enquadrem nas situações descritas acima. Estas devem evitar totalmente o contato com a fruta. Para Os demais, vale seguir a seguinte regra:

  • 100g de abacaxi para pessoas adultas;
  • 50g de abacaxi para crianças.

Essas quantidades são referentes ao consumo máximo por dia. Contudo, a média pode variar de pessoa para pessoa.

Vale ressaltar que o abacaxi é uma das melhores fontes de vitamina C e de vitamina B. Ele possui uma alta quantidade de fibras e previne uma série de doenças. O alerta fica para apenas o consumo moderado da fruta.

*Edital Concursos Brasil 

Comentários

Tradutor