2021: Um ano de grandes falhas tecnológicas

ARQUIVO - Nesta foto de arquivo de 25 de outubro de 2019, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, fala no Paley Center em Nova York.  ARQUIVO - Nesta foto de arquivo de 23 de abril de 2021, o aplicativo do Facebook é mostrado na app store em um smartphone em Surfside, Flórida. Facebook na quarta-feira, julho…

AP Photo / Mark Lennihan, Arquivo

2021 foi um ano desafiador para muitos, especialmente porque as restrições ao coronavírus continuaram e muitas empresas e escolas permaneceram remotas. Como a demanda por serviços online permanecia alta, os Mestres da Big Tech do Universo às vezes não conseguiam acompanhar. Aqui estão algumas das maiores falhas tecnológicas de 2021.

A tecnologia é uma ferramenta incrível quando funciona, mas muitas vezes neste ano o Vale do Silício ficou aquém. De interrupções na Internet e ataques de ransomware incapacitantes a mal funcionamento do Facebook (agora chamado de Meta), não faltaram ocorrências de erros tecnológicos em 2021.

Aqui estão algumas das maiores falhas tecnológicas de 2021:

Vazamentos de dados do Facebook:

Em abril, foi relatado que meio bilhão de usuários do Facebook tiveram suas informações pessoais roubadas por hackers, incluindo as informações pessoais do CEO da plataforma Mark Zuckerberg. O Facebook disse na época que os mesmos dados já foram roubados dos perfis das pessoas em 2019 e que o problema que tornou o hack possível foi corrigido no mesmo ano, mas mais uma vez destacou o quão frágil é a segurança de muitas dessas empresas é.

O especialista em segurança Dave Walker observou na época que o vazamento do número de telefone de Zuckerberg revelou que ele usa o serviço de mensagens criptografadas Signal. “Em outra reviravolta, Mark Zuckerberg também respeita sua própria privacidade, ao usar um aplicativo de bate-papo que possui criptografia de ponta a ponta e não é propriedade de @facebook. Este é o número associado à sua conta do recente vazamento do Facebook ”, tweetou Walker.

Mark Zuckerberg apresenta Meta (Facebook)

Falhas generalizadas da Internet:

Em junho grande parte da Internet ficou totalmente offline duas vezes em menos de duas semanas. A causa foram interrupções em duas empresas de tecnologia das quais o consumidor médio pode não ter ouvido falar, a primeira sendo Fastly e a segunda sendo Akamai.

Fastly é uma rede de entrega de conteúdo que atende a vários sites populares da Internet, como Reddit, CNN, Amazon e outros, todos os quais ficaram off-line quando os sistemas da empresa caíram em 8 de junho. Fastly conseguiu colocar a maioria dos sites novamente on-line em uma hora, mas não antes do caos generalizado.

Em 17 de junho, a Akamai Technologies enfrentou uma paralisação semelhante que quebrou vários sites, incluindo os do Commonwealth Bank of Australia, da Bolsa de Valores de Hong Kong e da Southwest Airlines. A Akamai teve seus problemas consertados em quatro horas e a maioria dos clientes afetados ficaram supostamente desligados por apenas alguns minutos.

O serviço de computação em nuvem da Amazon caiu em dezembro, desativando o acesso a Disney +, Slack, Netflix e Hulu, e interrompendo as operações logísticas da Amazon durante a temporada de férias.

Amazonas

SYLVAIN THOMAS / AFP via Getty Images

Falhas do Facebook:

O Facebook (agora se autodenominado Meta) também enfrentou grandes interrupções . Na noite anterior à “denunciante” do Facebook, Frances Haugen apareceu em um segmento do 60 Minutes para acusar a empresa de espalhar discurso de ódio, desinformação e violência, o Facebook ficou offline. Posteriormente, Haugen forneceu documentos ao  Wall Street Journal,  resultando na série "Arquivos do Facebook".

E alguns dias depois, todos os serviços do Facebook, incluindo Facebook, WhatsApp e Instagram ficaram inativos por horas devido a uma inesperada “mudança na configuração do servidor”. Em um ponto, os funcionários foram impedidos de entrar nos escritórios do Facebook porque seus cartões-chave estavam inutilizáveis ​​devido ao sistema de segurança do Facebook estar conectado ao mesmo sistema com defeito. Horas depois, o sistema voltou a ficar online.

Ransomware toma conta : O
ransomware foi um grande problema ao longo de 2021, pois muitos hackers tiraram proveito da dependência do mundo moderno em tecnologia. Um dos maiores hacks de ransomware aconteceu em maio, quando um dos maiores oleodutos de combustível dos Estados Unidos, o Colonial Pipeline, foi forçado a encerrar as operações depois de enfrentar um grande ataque cibernético. 

Os hackers supostamente obtiveram acesso a uma senha comprometedora e tomaram conta dos sistemas do pipeline. O CEO da Colonial Pipeline mais tarde concordou em pagar um resgate de US $ 4,4 milhões para recuperar o controle da rede e colocar a empresa em funcionamento novamente. Investigadores do Departamento de Justiça dos EUA disseram em junho que recuperaram cerca de US $ 2,3 milhões em criptomoedas pagas como parte do hack.

Fonte: Breit Bart 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morte da atriz Cristiana Oliveira é divulgada de forma equivocada e anúncio gera repercussão entre os fãs

Tabela Eliminatórias 2026

Situação de ator da Globo piora com a descoberta de depósito bancário e o surgimento de novo crime na Paraíba