Grupo da Câmara aprova PL que transforma fake news em crime com pena de prisão


Confira abaixo alguns pontos da PL:
  • Elaborada pelo relator, Orlando Silva (PC do B–SP), o PL transforma em crime com pena de prisão de 1 a 3 anos, e multa, disseminar mensagens de “fato que se sabe inverídico” e “passíveis de sanção criminal que causem dano à integridade física das pessoas ou sejam capazes de comprometer a higidez do processo eleitoral”. O texto destaca o uso de robôs, não proibindo, mas determinando que as contas sejam identificadas.

Ficará a cargo do judiciário determinar o que são inverdades, bem como medir o que ameaça ou não as eleições.

  • A proposta também determina que o presidente da República, deputados, governadores e outros ocupantes de cargos públicos não podem bloquear usuários em suas redes sociais, sujeitando o conteúdo postados por esses perfis à Lei de Acesso à Informação.
  • As empresas das redes sociais e aplicativos de buscas também ficarão incumbidas de criar um órgão para autorregulação, entre outras obrigações. O não cumprimento poderá acarretar em advertência, multa de até 10% sobre o faturamento, suspensão ou proibição das atividades.
  • Além disso, os detentores de direitos sob conteúdos jornalísticos usados nas plataformas terão que ser remunerados – salvo quando se tratar de “simples compartilhamento”, como ocorre nas redes sociais. Não foram estipulados mais detalhes como a forma ou valores.
Ilustração de fake news no Facebook
Grupo aprova PL que transforma fake news em crime com pena de prisão. BigNazik/Shutterstock

Referente as plataformas consideradas no projeto, estão: Facebook, Twitter, Google e WhatsApp. Wikipedia e plataformas de desenvolvimento e compartilhamento de softwares em código aberto não serão incluídas.

De acordo com a Câmara dos Deputados, “a Presidência e outros órgãos da Câmara podem criar grupos de trabalho para aperfeiçoar os processos legislativo e administrativo. Os grupos são temporários, à exceção do Grupo de Trabalho de Consolidação das Leis, que está previsto no Regimento Interno da Casa.”

Fonte Olhar digital 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morte da atriz Cristiana Oliveira é divulgada de forma equivocada e anúncio gera repercussão entre os fãs

Tabela Eliminatórias 2026

Situação de ator da Globo piora com a descoberta de depósito bancário e o surgimento de novo crime na Paraíba