Bastante utilizada em ferrovias norte-americanas, principalmente nos EUA, EMD SD80 ACE é uma das locomotivas mais potentes em operação no Brasil


 Bastante utilizada em ferrovias norte-americanas, principalmente nos EUA, EMD SD80 ACE é uma das locomotivas mais potentes em operação no Brasil.

Por aqui, um lote de 7 unidades foi comprado em 2012 pela Vale para operar nos grandes trens da Estrada de Ferro Carajás, onde obteve relativo sucesso.

Além dessas unidades, a EMD trouxe a unidade 8080, que leva a bandeira do Brasil estampada na pintura para demonstrações e testes nas outras grandes operadoras ferroviárias do país.

Essa unidade possui um enorme motor diesel dois tempos de 20 cilindros, capaz de gerar 5.300 HP, e é utilizado para alimentar seis motores de tração que são elétricos e se localizam um em cada eixo da locomotiva, produzindo 856 HP cada.

Foi testada pela Rumo e pela MRS e foi exatamente a MRS que optou por adquirir a unidade 8080 e mais algumas da SD70, que é a segunda locomotiva que aparece na foto, para utilizar na Ferrovia do Aço.

Por enquanto estão sendo utilizadas apenas como auxílio de cauda e existe a expectativa de que possam ser utilizadas também como líderes dos trens.

Na foto, feita em Dona Catarina elas estavam fazendo sua primeira viagem de testes na Rumo, que não ficou com a SD80, mas voltou a utilizar algumas SD70.

No entanto, com a inauguração da Ferrovia Norte Sul e o aumento da demanda da Rumo por locomotivas e vagões, é possível que num futuro vejamos mais algumas unidades das locomotivas da EMD sendo utilizadas nos trens que partem de Goiás, Tocantins e Mato Grosso com destino ao porto de Santos.

Fonte: Na Trilha dos Trilhos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morte da atriz Cristiana Oliveira é divulgada de forma equivocada e anúncio gera repercussão entre os fãs

Tabela Eliminatórias 2026

Situação de ator da Globo piora com a descoberta de depósito bancário e o surgimento de novo crime na Paraíba